Últimos dias de inscrições para o Seminário Integrado

Texto Tuanny de Paula*

Pensando em fomentar a produção científica dentro da Universidade, a Unochapecó promove o 7º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe). Neste ano, o desafio é maior, porque, paralelo ao seminário, acontece o 1º Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação (EPPG). O evento é aberto ao público e busca discutir produções acadêmicas de caráter científico. As inscrições para participar do evento ocorrem até esta quarta-feira (18/10).

O Seminário acontece entre os dias 23 e 25 de outubro e tem como temática 'A continuação da formação acadêmica e os caminhos da pós-graduação'. Nesta edição, a submissão de trabalhos bateu seu recorde. Mais de 317 resumos foram inscritos, sendo 268 aprovados para apresentação. Os três melhores trabalhos socializados na sessão oral receberão o Prêmio Produção Acadêmica e serão convidados a participar da elaboração de um e-Book, a ser publicado pela Argos Editora da Unochapecó.

"Os programas de mestrado e doutorado da Unochapecó são uma das grandes possibilidades de qualificação acadêmica e profissional para nossos estudantes de graduação e especialização. Apresentar a eles os caminhos da formação continuada e da importância da pesquisa é um dos grandes objetivos do evento", afirma o organizador geral do Seminário, professor Alexsandro Stumpf.

O evento

A palestra de abertura acontece no dia 23 de outubro, no Salão de Atos da Unochapecó, a partir das 18h. Será ministrada pela professora da Universidade São Francisco de Assis (Unifin) e presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Patrícia Ullman Palermo. Ela foi escolhida pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul como economista do ano de 2016, e agraciada pelo Jornal Zero Hora com o Prêmio Donna Mulheres que Inspiram, em 2017. A palestrante de abertura abordará o tema 'Uma vida e muitas escolhas', trazendo a importância da formação continuada para a sua prática profissional.

Já nos demais dias, as atividades se concentram no bloco R3 da Instituição, a partir das 8h30. Além da socialização de trabalhos nas modalidades de comunicação oral e pôster, acontecem mesas-redondas, painéis, exposição dos programas e projetos de extensão.

Outros dois palestrantes foram convidados, ambos da Universidade de Passo Fundo (UPF). No dia 24, o professor Cláudio Almir Dalbosco falará sobre 'A pesquisa e o SEU futuro'. Já na noite de encerramento, as atenções estarão voltadas à atual vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin, que abordará o tema 'Os caminhos da extensão na formação acadêmica'.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Siepe
Seminario integrado