Últimos dias para a Oficina de Jornalismo Investigativo

Profissão

Texto: Natália Souza*

O jornalismo investigativo é baseado em dados e documentos, um trabalho que requer do jornalista a habilidade de garimpar informações em bases abertas, geralmente disponíveis na internet. Essa transparência nem sempre agrada aos representantes do poder público. Este é um dos pontos a ser tratado pelo jornalista Lúcio Lambranho na Oficina de Jornalismo Investigativo, que ocorre no próximo sábado, dia 19 de agosto, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Laboratório de Informática RC, no Bloco R da Unochapecó.

A oficina é promovida pelo curso de Jornalismo da Unochapecó, em parceria com o site Farol Reportagem, de Florianópolis. Para o coordenador do curso, professor Vagner Dalbosco, cada vez mais se reforça a importância do jornalista investir utilizando técnicas de apuração jornalística. "Esta oficina busca justamente desenvolver habilidades e técnicas no sentido de desenvolver um jornalismo mais investigativo e aprofundado sobre temas de interesse público", afirma.

O ministrante da oficina de Jornalismo Investigativo, Lúcio Lambranho é fundador do site Farol Reportagem, com foco em transparência, dados públicos e direitos humanos. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lambranho venceu o Troféu Tim Lopes, em 2009 e recebeu Menção Honrosa no prêmio Vladimir Herzog de 2008. Entre suas experiências profissionais, estão passagens em redações de jornais como O Estado, A Notícia, Diário Catarinense, Correio Braziliense e Jornal do Brasil.

Lúcio Lambranho comenta que a oficina visa abordar a importância do Jornalismo Investigativo, uma vez que dados públicos "podem ser relevantes para duas mudanças que a sociedade exige: transparência e bom uso do dinheiro público", explica. Para Lambranho, o jornalismo deve sempre fiscalizar poder e poderes para não perder sua função social.

A oficina

Aberta para estudantes e profissionais do mercado, o investimento para participar da oficina é de R$ 75,00. As inscrições terminam nesta terça-feira (15/08) e podem ser feitas no site da Unochapecó.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt.
Jornalismo investigativo
Jornalismo