Mais de cinco mil pessoas participam do Mundo das Profissões

Profissão

A vida é feita de escolhas e Victor Gustavo Pinheiro, de 17 anos, foi uma das mais de cinco mil pessoas que escolheram participar do Mundo das Profissões. O momento é de reflexão para uma decisão importante na vida do estudante do terceiro ano do Ensino Médio, de Campo Erê. Afinal, o vestibular está logo alí e não é fácil definir a profissão que mais se encaixa com suas habilidades e projetos de futuro. Por hora, a única certeza do jovem é que essa decisão seguramente terá como influência as vivências da tarde do último sábado (22/10), na Unochapecó.

mundo 5

Tanto ele quanto os demais alunos de 120 escolas puderam conhecer mais sobre os cursos e a universidade, além de interagir com acadêmicos, professores e profissionais do mercado. Experiência que, segundo Victor, serve como degrau para o acesso ao ensino superior. "Foi tudo bem explicado, bem elaborado e provavelmente vai ser porta de entrada para muitos profissionais. O que mais me chamou atenção foi a parte da estrutura e também a educação, através dos profissionais qualificados que nos atenderam".

O estudante diz estar inclinado a ingressar no curso de Ciências da Computação, que montou um espaço de interação com os visitantes. Ao todo, foram mais de 70 espaços criados para os cursos, projetos, ações da Universidade e alguns especialmente criados para o Mundo das Profissões. Atividades que envolveram mais de 700 pessoas da comunidade acadêmica.

A oficina desenvolvida com os professores das escolas dos 74 municípios participantes foi, por exemplo, umas atividades criadas especialmente para o evento. "Creio que esse momento traz uma proximidade maior entre os professores de outras cidades, outras ideias, outras realidades e tende a enriquecer também o nosso trabalho", acredita Marcos Ugliari, professor do Colégio Estadual de Pato Branco.

Papel da Universidade

mundo 4

O encontro com os docentes também foi uma das novidades desta edição comemorativa aos 10 anos do Mundo, evento que faz parte do Programa de Orientação Profissional (POP) da Universidade. "Nós cumprimos um papel importante enquanto instituição na ajuda desses alunos para eles pensarem no futuro profissional e encontrarem respostas para essa formação futura. A gente sabe que é um momento bem difícil, momento de decisão na vida e que bom que a gente consegue ajudar um pouco. Esse é o papel da Universidade ao pensar também no desenvolvimento da região a partir desses jovens que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho", avalia o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

De acordo com o professor, existem no Brasil outras atividades de apresentação de profissões, mas nenhuma com essa tamanha preocupação de orientação profissional. Um trabalho que a Universidade desenvolve não somente nesta data, mas durante todo o ano, com atuação de várias psicólogas dentro das escolas, destaca a coordenadora do POP, Renata Signor. "O programa se consolidou pela importância e relevância do serviço que presta. São mais de 100 mil estudantes atendidos e a gente percebe o quanto eles exploram as profissões e buscam com mais qualidade a informação. É isso que gente pretende mesmo, que eles possam vir e explorar, tirar dúvidas e consigam tomar decisões de uma forma mais acertada", explica.

mundo 3Foi justamente isso que aconteceu com Rodrigo Rauen. No último sábado, o estudante de Gastronomia foi um dos voluntários que participaram do espaço 'Ta Ligado', proporcionando um diálogo entre os acadêmicos, profissionais e os adolescentes do Ensino Médio. Dois anos atrás, Rodrigo também participou de um momento parecido no Mundo das Profissões, porém como aluno de Engenharia Civil. Acontece que, naquele ano, o jovem aproveitou para conhecer mais sobre Gastronomia e descobriu que era aquilo que gostaria de fazer na vida. "Eu sempre gostei da área da culinária, mas foi no Mundo das Profissões mesmo, falando com os professores e profissionais, que essa ideia pareceu mais correta", conta.

E para não se arrepender no meio do caminho, Yasmin Milena da Silva, estudante de 18 anos, da Almirante Tamandaré, preferiu amadurecer bem a sua escolha antes de fazer a sua inscrição para o vestibular. A jovem participou do Mundo das Profissões da Unochapecó pela segunda vez, tudo para ter certeza que o curso de Medicina Veterinária é a opção mais sensata. "Conhecer mais sobre o curso e a Universidade faz a gente entender a profissão e aprofundar o conhecimento na área. Passamos a ter convicção das nossas escolhas", relata Yasmin.

mundo 5A jovem, no entanto, não chegou a essa conclusão sozinha. A mãe dela, Beatriz Marli da Silva, fez questão de acompanhar a filha nessa trajetória. "O papel dos pais é, acima de tudo, ser amigo e companheiro. Se é amigo e companheiro, tem que estar presente em momentos como esse".

É a primeira vez que ela participa do Mundo das Profissões e sobre sensação de estar cercada de tantos jovens e incertezas, não tem dúvidas: "é muito bom estar no meio da gurizada, a gente rejuvenesce um pouco", responde Beatriz, que também assistiu animada ao show da banda Papas da Língua, no encerramento da programação.

MUNDO

POP