Mais de quatro mil candidatos prestam vestibular na Unochapecó

Texto Andressa Pomagerski*

O fim do ano se aproxima e com ele, também, um dos momentos mais tensos para os jovens, o dia de prestar vestibular. Muitas vezes essa data é capaz de tirar o sono dos estudantes, afinal, escolher qual graduação cursar é uma fase decisiva na vida de qualquer pessoa. Mas o turbilhão de sentimentos e espera angustiante estão chegando ao fim. No próximo domingo (19/11), acontece o vestibular da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). Mais de quatro mil pessoas optaram por realizar a prova no campus da Unochapecó, buscando uma vaga entre as 16 instituições de ensino filiadas à Acafe.

Os portões de acesso aos blocos da Universidade serão fechados às 13h e, para evitar transtornos, o recomendado é que os inscritos cheguem ao local de prova com, no mínimo, trinta minutos de antecedência. A prova inicia às 13h15 e encerra às 18h15, ou seja, os estudantes possuem cinco horas para responder todas as 63 questões, preencher o cartão resposta e elaborar a redação.

As provas para os inscritos em Medicina serão aplicadas nos blocos R e R3 da Instituição. Já para os demais, o local de prova é no bloco G. Para auxiliar os estudantes, todo o campus estará sinalizado com indicações dos blocos, além de contarem com o auxílio dos fiscais que estarão à disposição.

Para acessar as salas de realização da prova é obrigatório apresentar um dos Documentos de Identidade Oficial, original ou cópia autenticada. Serão aceitos, por exemplo, Carteira de Identidade, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação com fotografia ou Certificado de Reservista.

Os estudantes podem levar garrafas de água e lanches, porém devem seguir as orientações dos fiscais de cada sala. Será permitido o uso de canetas esferográficas, de tubo transparente, na cor azul ou preta.

Resultado

As questões da prova e os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira (20/11), a partir das 10h, no site da Acafe, mas os gabaritos oficiais só serão publicados no dia 27 de novembro. Para conhecer os aprovados no Vestibular de Verão 2018 a espera é um pouco maior. O resultado final, com a classificação dos estudantes, será divulgado no dia 6 de dezembro, a partir das 16h, também no site da Acafe.

A Unochapecó

A Instituição foi avaliada pelo Ministério da Educação como uma das melhores Universidade do Brasil. Além de possuir a maior área construída da região, conta com uma estrutura de mais de 143 laboratórios para auxiliar nas atividades de sala de aula. No vestibular de verão 2018, a Unochapecó oferece mais de 35 cursos entre o campus de Chapecó e São Lourenço do Oeste.

Segundo a vice-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, professora Silvana Muraro Wildner, a Universidade está em constante esforço para aperfeiçoar e atualizar a forma de ensino, pois o mundo se transforma com grande velocidade, gerando novos desafios. "Para àqueles que desejam ingressar na Unochapecó, tenham a certeza que serão muito bem recebidos, e ao final de sua graduação levarão consigo as experiências dos anos vividos aqui. Sem dúvida, este é um período de muito aprendizado. Nosso desejo é de que este ciclo de chegadas e partidas se perpetue, sempre promovendo as melhorias necessárias para a sociedade e para cada um de nós."

A Unochapecó é a universidade com o maior número de cursos disponíveis na região para o vestibular. Ela oferece mais de duas mil vagas entre os cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design de Moda, Design (Games, Produto e Visual), Direito (Matutino e Noturno), Educação Física (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Gastronomia, Jornalismo, Letras - Língua Portuguesa e Inglesa, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Produção Audiovisual, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Sistemas de Informação.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Vestibular