Mais de três mil árvores dão vida à Unochapecó

Texto Andressa Pomagerski*

Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore. A data surgiu com o propósito de conscientizar a população sobre a importância das árvores para o meio ambiente, inclusive para a vida dos seres humanos. Seja plantando uma, cem ou mil árvores, a motivação é a mesma: contribuir com a vida na Terra. A Unochapecó também faz a sua parte neste cenário. Ao longo dos seus 47 anos, mais de três mil mudas foram plantadas e dão um colorido todo especial à Unochapecó

Mas a contribuição das árvores não é apenas estética. Elas ajudam a reduzir a sensação térmica do ambiente, servem de barreira contra o vento e a poluição sonora, além de serem casa para pequenos animais.

Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador do Viveiro Universitário, Alencar Beloti, as árvores plantadas no campus são todas nativas e necessitam de um bom planejamento. "Outro objetivo ao se plantar essas árvores é o sistema de recuperação ambiental. Estamos devolvendo a essas espécies o lugar que é delas, mas com consciência, para que elas sejam plantadas nos melhores locais possíveis sem precisarem ser arrancadas depois de um tempo. Estamos mostrando para a comunidade acadêmica que é possível sermos parceiros do meio ambiente, conciliar a vida entre a nossa selva de cimento com a selva natural."

Ação que transforma

Em 2004 surgiu uma ação, junto ao Projeto Metamorfose, para incentivar o plantio de árvores na Unochapecó. A atividade era desenvolvida com todas as turmas ingressantes na Universidade. De acordo com Alencar, o lugar do plantio era planejado com muito cuidado, levando em conta as características de cada muda.

arvore

Alan Fabio Favareto foi um dos precursores do projeto. Ele ingressou na Unochapecó em 2004, no curso de Matemática, e junto com a sua turma recebeu uma muda de Cabreúva. "Na primeira semana de aula recebemos a nossa árvore, fomos até o bloco M e a plantamos lá. Depois disso alguns alunos sempre passavam pelo local para regar, cuidar e ver como ela estava se desenvolvendo."

Mesmo depois de 10 anos que encerrou o curso, sempre que pode Alan volta à Unochapecó para acompanhar o crescimento da árvore. "Eu fico bem feliz em voltar e ver a nossa árvore, saber que ela se desenvolveu no mesmo lugar no qual a plantamos. Ver que assim como cada estudante da turma, ela continua crescendo ao longo dos anos. Ver a nossa árvore é um motivo a mais para nos orgulharmos. Sabemos que deixamos uma marca que vai contribuir com o mundo". Alan conta ainda que foi através de uma foto da Cabreúva que postou nas redes sociais que os egressos voltaram a se falar e conseguiram marcar um reencontro da turma.

A atividade de plantio de árvores foi realizada de 2004 a 2011 e um dos principais objetivos foi alcançado: reflorestar o campus da Unochapecó.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert
Viveiro