Minha Uno
Menu Busca

Mais recursos para bolsas dos artigos 170 e 171

Educação

Boa notícia para os estudantes. O governador Carlos Moisés da Silva anunciou investimento de R$ 206,4 milhões em 2020 para bolsas de estudo do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu). O benefício é destinado a estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado. No mesmo ato, realizado na segunda-feira (17/02), em Florianópolis, foi apresentada a nova regulamentação do Uniedu, que vai permitir o atendimento de mais pessoas. 

"As bolsas dos artigos 170 e 171 da Constituição Estadual representam para nós, instituições, um modelo viável para o próprio país, porque o estudante que não tem condições de efetivamente pagar uma instituição comunitária pode, a partir do recebimento da bolsa, encontrar viabilidade financeira para isso", afirma o reitor da Unochapecó e presidente da Acafe, professor Claudio Alcides Jacoski. 

Um dos principais benefícios da nova regulamentação para o estudante escolhido é que ele garante bolsa para toda a duração do curso, programa ou projeto de pesquisa, enquanto antes havia necessidade de participar de um novo processo seletivo a cada semestre. O aluno precisará apresentar a documentação pessoal e o desempenho acadêmico satisfatório para manter o desconto todo o semestre. 

A seleção de bolsistas será feita com base na avaliação do grau de carência dos candidatos participantes do edital, utilizando como parâmetro o Índice de Carência (IC) calculado pelo Sistema de Cadastro do Uniedu. O percentual de auxílio varia de 25% a 100% da mensalidade paga pelo estudante, com valor limite de um salário mínimo para bolsa de pesquisa e extensão e de dois salários mínimos para as demais modalidades. A próxima seleção ocorre na segunda quinzena de março.

"O regulamento traz transparência ao processo. A partir de agora, o estado e as universidades são obrigados a divulgar em seus portais quais são os alunos beneficiados. Também estamos dando uma abrangência maior a estes recursos, atendendo um número maior de estudantes", afirma o governador. 

 

*Com informações da Secretaria Executiva de Comunicação (Secom)

COMPARTILHE
TAGS
Uniedu
Bolsas de estudo
bolsas

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image