Minha Uno
Menu Busca

Medicina Veterinária realiza orquiectomia no Mundo das Profissões

Educação

Texto: Vinícius França *

Lidar com a saúde dos animais é uma tarefa que exige paixão, técnica, controle e, acima de tudo, ética profissional. A região Oeste de Santa Catarina, como parte do Brasil, tem uma grande fatia de sua economia baseada na produção de proteína animal. Isso torna a tarefa do Médico Veterinário ainda mais relevante, já que a qualidade de sua atuação irá impactar em sua comunidade de diversas formas. Este é apenas um dos caminhos possíveis na área. Para garantir que os profissionais formados pela Unochapecó se diferenciem em um vasto mercado, o curso de Medicina Veterinária apresenta uma formação tripla, focada nos eixos de Saúde Pública e Desenvolvimento, Produção Animal e Clínica Veterinária. 

No Mundo das Profissões, que ocorre neste sábado (8) na Unochapecó, os futuros acadêmicos do curso poderão contatar uma das faces dessa profissão, por meio das demonstrações do curso. Quem explica é o coordenador do curso de Medicina Veterinária, professor Mauro Flores Polenz.

“Iremos apresentar as áreas de atuação no mercado, oportunidades de estágios e de pesquisa científica com bolsas de estudo, por meio da interação com os docentes e futuros colegas com atividades ‘mão na massa’. Haverá a presença da cooperativa Aurora Alimentos com jogos, brindes, degustação de produtos e sorteio de cestas para os pets da Royal Canin. Aliás, os pets também terão presença especial, com os nossos cães, dos cães treinados da Guarda Municipal e dos equinos da Cavalaria da Polícia Militar”, diz. 

Cães despertaram a curiosidade dos visitantes no Mundo das Profissões de 2019

O ponto alto da demonstração do curso será o acompanhamento de um procedimento cirúrgico na Clínica Escola. Os futuros acadêmicos de Medicina Veterinária, após o cadastro, entrarão no bloco cirúrgico e poderão visualizar através do vidro. “Se trata de um procedimento único, agendado previamente, mediante necessidade real, onde o paciente passará por castração (orquiectomia), seguindo todas as questões éticas e de bem-estar É uma oportunidade de contato com a área cirúrgica”, explica Polenz.

No decorrer da graduação, os acadêmicos encontram experiências que os tornarão aptos a lidar com a saúde dos animais de estimação, produção, laboratório e silvestres, atuando nas áreas de saúde animal, clínica e cirurgia, medicina preventiva, saúde pública, zootecnia, inspeção e tecnologia de alimentos - ou seja, contato permanente com a sociedade. “A Medicina veterinária é mais que uma profissão, é um estilo de vida. Ela nos proporciona o contato com várias espécies e a capacidade de mantê-los com saúde e bem-estar”, finaliza o coordenador. 

>> Leia mais: Após dois anos de hiato, Mundo das Profissões volta para a Unochapecó << 

* correspondente especial do Mundo das Profissões.

COMPARTILHE
TAGS
Mundo das profissões
Medicina veterinária
Clínica escola

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image