Mestrado realiza atividades no Parque Estadual das Araucárias

Meio Ambiente

De 13 a 17 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Unochapecó realizou uma atividade multidisciplinar e multi-institucional no Parque Estadual das Araucárias, em São Domingos. A ação aconteceu durante uma viagem de estudos promovida por estudantes e professores do programa, no curso de Ecologia de Campo.

Durante a atividade, foram executados projetos de pesquisa orientados por professores e projetos de pesquisas livres desenvolvidos por acadêmicos de forma autônoma. Os estudos poderão ajudar na complementação de informações para o próximo plano de manejo e contribuir para a gestão da unidade de conservação.

Além disso, o treinamento intensivo dos alunos na realização de coleta, a sistematização e análise de dados e a elaboração de redação científica dentro de normas de periódicos científicos serão fundamentais para a formação prática na área de Ciências Ambientais.

O curso contou com a importante parceria do PPG em Ecologia da URI- Erechim, junto ao PPG em Ciências Ambientais da Unochapecó. A instituição parceira foi representada pelos professores Vanderlei Decian, que é geógrafo e doutor em Ecologia e Recursos Naturais; Rodrigo Fornel, biólogo e doutor em Genética e Biologia Molecular; e pelo pós-doutorando Marcelo Malysz, biólogo e doutor em Botânica. Eles ministraram atividades práticas e palestras durante o curso.

O Parque Estadual das Araucárias está localizado nos municípios de São Domingos e Galvão, Santa Catarina. Esta unidade de conservação possui 612 hectares do bioma Mata Atlântica. O espaço é gerido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma), em parceria com Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro).

Programa de pós-graduacao
Parque das araucarias