Mestrados e Doutorado debatem segurança alimentar

Texto Jessica De Marco*

Para garantir alimentos básicos de qualidade é inevitável não pensar no termo 'Segurança alimentar'. Foi esse justamente o tema escolhido para a aula inaugural dos programas de pós-graduação stricto sensu em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, Educação, Ciências da Saúde e Ciências Ambientais da Unochapecó. O evento aconteceu na última quinta-feira (05/04), no Salão de Atos da Universidade. Na ocasião, o professor Sergio Schneider ministrou a palestra 'Segurança alimentar e experiências de produção, consumo e comercialização de alimentos no Oeste de Santa Catarina'. O docente tem em sua área de pesquisa a sociologia rural e do desenvolvimento, com temas voltados à agricultura familiar, às mudanças no mercado de trabalho rural, às políticas públicas e o papel do Estado.

O encontro também contou com a participação de representantes do Grupo Herança Viva e do Movimento das Mulheres Camponesas. O grupo é formado por produtores rurais vinculados à produção hortigranjeira que possuem certificação orgânica. Enquanto o Movimento luta pela igualdade de direitos, pelo fim da violência, opressão e exploração contra a mulher e a classe trabalhadora, e pela construção de um projeto de agricultura ecológica.

dfdsgsgsSegundo o palestrante, é importante perceber que a sociedade atual passa por uma transição nutricional, que exige uma agricultura cada vez mais comprometida com o desenvolvimento de sistemas agroalimentares sustentáveis.  "A região Oeste precisa pensar em como se inserir neste contexto de forma proativa", afirma. A professora Cristiane Tonezer, integrante da comissão organizadora do evento, lembra que cada vez mais se fala sobre a importância dos cuidados com a higiene e a manipulação dos alimentos que consumimos. "Dependemos da comida ao menos três vezes ao dia, então precisamos saber de onde veio, quem produziu e de que forma. O alimento pode ser ambientalmente correto e também valorizar o local, a agricultura familiar", explica.

O encontro lotou o Salão de Atos da Universidade e para o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, é uma alegria ver tantas pessoas da Instituição envolvidas com a produção científica. "As pessoas aqui estão engajadas em temas ligados ao desenvolvimento e a soluções de problemas da nossa região. Esse é o diferencial da nossa Universidade".

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Seguranca alimentar