Meu Certificador é o novo projeto lançado pela Unochapecó

Inovação

Texto Ana Paula Dornelles*

Eliminar filas, contribuir para a redução de gastos, garantir a qualidade e confiabilidade das informações disponíveis e ainda ajudar o meio ambiente com a diminuição do uso de papel. Tudo isso são benefícios que o novo projeto da Unochapecó traz. O Meu Certificador é uma ideia que há tempos é estudada para ser implementada na Universidade e que, agora, será colocada em prática. Para isso, o projeto já foi apresentado pela Diretoria de Tecnologia da Informação da Unochapecó ao Comitê Gestor da Instituição e a previsão é que durante esta semana o software já esteja em funcionamento.

O objetivo do Meu Certificador é gerar assinaturas digitais de pessoas físicas. Na Unochapecó, a assinatura digital será utilizada para documentos expedidos pela Instituição. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação da Universidade, Lissandro Hoffmeister, o caráter inovador do projeto está no modelo de fluxo de processo adotado. "Incorporamos o recurso à plataforma Minha Uno através de um gateway (responsável por realizar a conversão dos dados de um ambiente para o outro) próprio, trazendo benefício para quem processa o documento e para a comunidade acadêmica que faz uso do serviço", comenta.

Com o Meu Certificador, ao solicitar documentos no protocolo digital, que já estejam no novo formato, os estudantes não precisam retirá-lo presencialmente. Ao invés disso, eles recebem uma notificação que o documento está disponível de forma online. Para acessar esses documentos, o acadêmico precisará apenas ir até o novo ícone na barra lateral do Minha Uno, denominado 'Documentos Digitais'. "Os documentos são digitais, porém todos gerados e impressos por alguma necessidade específica possuem uma forma de revalidação. Ou seja, no documento, é impresso um QRCode e um link encurtado. Através da câmera do smartphone ou de uma webcam é possível a qualquer pessoa ler este QRCode, visualizar o documento em formato digital e realizar novamente este download", explica Lissandro.

Outro benefício do software diz respeito a participação do aluno em um evento de extensão com certificação. Nesses casos, o certificado é enviado por e-mail, em formato digital. Assim como os acadêmicos, a equipe que realiza o processamento de documentos também será beneficiada. Pois tarefas que até então levavam dias serão executadas em minutos. Isso reduzirá o trabalho operacional, sem a necessidade de fazer uploads de arquivos do sistema acadêmico para outro ambiente. Tudo ocorrerá automaticamente e de forma transparente. Além disso, os documentos poderão ser assinados em lotes.

Neste primeiro momento, são atendidos pelo projeto todos os certificados da extensão; histórico escolar; atestado de matrícula e frequência; certidão de conclusão do curso; declaração de matrícula último período do curso; declaração de matrícula último período do curso com data possível outorga de grau; certidão situação de desistência; certidão situação de trancamento; certidão situação de cancelamento; declarações de monografias do Direito - estudante; declarações de monografias do Direito - arguidores; declarações de monografias do Direito - orientador; editais; ofícios; portarias; resoluções. Demais documentos passam a fazer parte do módulo na sequência do projeto.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Universidade