Mídia independente gera debates na Semana Acadêmica de Jornalismo

O Curso de Jornalismo da Unochapecó, em parceria com o Centro Acadêmico de Jornalismo (CAJOR), promoveu, entre os dias 17 e 20 de outubro, a Semana Acadêmica de Jornalismo 2016, que teve como tema “Mídia Independente”. Durante quatro dias, os acadêmicos participaram de rodas de diversas atividades e entraram em contato com egressos do curso, jornalistas de associações independentes , além de profissionais de diversas áreas.

A primeira noite foi marcada pela comemoração dos 18 anos do curso. Egressos de diferentes turmas participaram de uma roda de conversa com intuito de dividir experiências, relatar sobre o mercado de trabalho e a perspectiva antes e depois da graduação. O momento foi também de recordar as vivências daqueles que estiveram presentes na primeira turma, como a jornalista Deizy Marcon. “Fazer parte desses 18 anos é ver toda a evolução que o curso teve, dos estudantes que ali passaram e hoje fazem a diferença no mercado de trabalho”. O debate com os egressos foi importante também para os estudantes do curso, como é o caso de Lidiane Pagliosa, do 8º período. “Encontros como esse são sempre enriquecedores. Foi um momento de ouvir as experiências e dicas dos profissionais que já atuam no mercado”, ressalta.

654151

Com o objetivo de abordar diferentes concepções sobre o Jornalismo, a segunda noite o evento contou com uma mesa redonda com os profissionais Piero Locatelli, da Repórter Brasil, e Lúcio Lambranho, do Farol Reportagem. “Conhecer cada vez mais a mídia independente é muito importante, porque isso dá mais autonomia para gente, enquanto acadêmicos. Depois de formados, vamos ter mais segurança para trabalhar nessas áreas e poder ter a certeza de que seremos bons profissionais”, destaca Willian Alves, estudante do 6º período.

Já na quarta e quinta-feira, as noites foram dedicadas para a realização de oficinas, com a proposta de aproximar a teoria da prática. Por isso, no dia 19, foram ofertadas oficinas de Narração Esportiva, com o radialista Fernando Doesse; oficina de Texto Criativo, com o Coletivo Tereza; oficina de Oratória, ministrada pela representante da JCI Xanxerê, Duani Dervanoski e Edição de Fotos, com o fotógrafo Márcio Cunha. E para encerrar a Semana Acadêmica, no dia 20, os estudantes puderam escolher entre oficina de Cobertura Esportiva, ministrada pelo jornalista Darci Debona; oficina de Produções Coletivas, também com o Coletivo Tereza, oficina de Edição de Vídeo, com o jornalista Cassemiro Vitorino e oficina de Planejamento de Mídias Sociais, ministrada pela publicitária Carla Chiavini.

O evento foi avaliado positivamente pela coordenação de curso e o Centro Acadêmico. Segundo o professor Vagner Dalbosco, a Semana Acadêmica amplia os conhecimentos dos estudantes para além da sala de aula e, este ano, o debate sobre a mídia independente foi um dos diferenciais, pois se mostra um dos caminhos mais promissores do Jornalismo atualmente”. Além disso, a atividade cujos temas e palestrantes são sugeridos pelos estudantes, configura-se como um instrumento de aproximação da graduação com o mercado de trabalho, conforme ressalta a presidente do Cajor e acadêmica do 6° período, Amanda Ferronato. "Momentos como o da Semana Acadêmica possibilitam aos estudantes terem um espaço mais amplo de debate e construção de conhecimentos a partir de olhares de profissionais de outras realidades, ou de outros contextos”.

Entre os estudantes que participaram do evento e avaliaram positivamente, está a acadêmica do 4° período, Juliana Bartholomey. “Aprendemos sobre assuntos que nos interessam, que não estão na grade curricular e trazem conhecimento além das disciplinas”.

Colaboração: Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor)

Semana academica
Mídia independente