Minimaratona desafia estudantes das engenharias a pensar fora da caixa

Texto Jessica De Marco*

Pensar fora da caixa. Essa é uma expressão que instiga o ser humano a raciocinar além do óbvio, ou seja, de forma criativa. Com certeza você ouviu a frase, mas é preciso colocá-la em prática. A Unochapecó busca fomentar esse espírito inovador em seus estudantes desde cedo. Justamente por isso é que promove a 1ª Minimaratona de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química. O lançamento oficial da competição aconteceu na noite desta quarta (09/08), no plenário do bloco R.

Estudantes de ambos os cursos estiveram reunidos para conhecer as regras da minimaratona. O desafio das equipes é desenvolver produtos alimentares saudáveis e sustentáveis, através da inovação de processos, ingredientes ou substituição de produtos. As três primeiras equipes colocadas recebem premiação em dinheiro e assessoria da Inctech para modelagem do negócio. Uma ótima oportunidade para inovar em sua área antes mesmo de sair da graduação.

Segundo a coordenadora do curso de Engenharia de Alimentos, professora Micheli Zanetti, a iniciativa é uma chance para os alunos criarem coisas diferentes. "Durante uma disciplina notamos que eles têm ótimas ideias. Por isso pensamos que a minimaratona seria um momento para dar apoio, mentoria e caminhar com eles até o fim no desenvolvimento desses projetos", comenta.

hghggfh

O coordenador de Engenharia Química, professor Gustavo Lopes Colpani, ainda explica que a ideia do projeto é integrar os cursos e os egressos, já que eles também podem participar das equipes. "As indústrias solicitam profissionais com vivência na prática, por isso o projeto oportuniza esse contato e também o desenvolvimento da característica inovadora e empreendedora".

Durante o lançamento, além de conhecerem as regras da competição, os estudantes também participaram de uma palestra com a empreendedora e egressa de Engenharia de Alimentos, Caroline Dallacorte, que é sócia da empresa PackID, incubada na Unochapecó. Foi ela quem levou a ideia até as coordenações dos cursos. Para a empresária, esse é um momento ideal para inserir os acadêmicos no empreendedorismo. "O objetivo é que eles pensem em novas soluções ou novas ideias baseados em problemas ou necessidades do mercado", explica. Para auxiliá-los nessa etapa de escolhas, Caroline repassou aos estudantes informações sobre o perfil de consumo de produtos alimentícios no Brasil, assim como apresentou as maiores tendências do mercado nesta área.

Como vai funcionar

As equipes devem ser formadas por até quatro integrantes. Podem participar estudantes e egressos dos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Química, além de pós-graduandos na área. É obrigatório que cada grupo de egressos tenha, no mínimo, dois acadêmicos participantes.

As inscrições para a minimaratona são gratuitas e acontecem até o dia 31 de agosto. Para isso, o interessado deve preencher o formulário disponível no edital e entregá-lo na recepção da Área de Ciências Exatas e Ambientais (ACEA). É importante lembrar que, para se inscrever, o candidato não precisa ter um grupo definido e nem um projeto elaborado.

Após a inscrição, o participante pode comparecer ao Workshop de Alimentos Saudáveis e Sustentáveis, em que serão detalhadas as informações técnicas para o desenvolvimento dos produtos e definidas a composição das equipes, dos produtos a serem desenvolvidos e os mentores de cada equipe.

Depois de uma série de etapas, os grupos serão avaliados por empresários da área, e os finalistas realizam a apresentação do projeto na Feira de Socialização, no dia 22 de novembro. Na ocasião, os vencedores serão definidos e premiados.

A premiação em dinheiro será de 1,5 mil para o primeiro colocado, mil ao segundo e 500 para o terceiro.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Produtos alimenticios