Moda sustentável é tendência

Mercado

Texto Ana Vertuoso*

As tendências no universo da moda mudam constantemente, e a cada nova transformação, é comum que a vontade de renovar o guarda-roupa ganhe força. Para isso, não existe lugar melhor que o famoso brechó, uma alternativa sustentável que oferece peças usadas de qualidade por valores acessíveis. Para estimular esta prática na Universidade, o curso de Moda da Unochapecó realiza mais uma edição do Outlet Fashion, que acontece até amanhã (12/04), em frente à Usina da Moda, das 14h às 22h.

O brechó inclui diversas peças femininas, masculinas e infantis, além de acessórios e moda festa, com preços que variam de R$ 2 a R$ 50. Todos os itens disponíveis são doações arrecadadas pelos acadêmicos do 5º período do curso, responsáveis por planejar toda a logística do evento. "Os estudantes têm o desafio de se colocar como gestores de um processo que envolve coleta, organização, preparo e exposição de produtos. Além de realizarem a consultoria de moda para mostrar ao público o valor das peças e fazer com que as pessoas se vejam com elas", explica o coordenador de Moda, professor Fabio Vieira.

A iniciativa também é importante para a carreira dos acadêmicos. "O brechó contribui para formar um profissional mais consciente sobre os produtos que vai projetar, pensar e colocar no mercado futuramente, além de estimular características do empreendedorismo nos estudantes", complementa o coordenador.

Para a restauradora da Biblioteca da Unochapecó, Denyelle Cora, um dos maiores atrativos do Outlet Fashion é o fator da sustentabilidade. "Acho uma ideia muito interessante pela questão de reutilizar as peças, além de ser um valor mais barato que o de mercado. Eu compro bastante em brechós, tanto que a maioria das roupas do meu guarda-roupa são de lojas desse tipo", comenta.

Consumo sustentável

Denyelle faz parte de uma parcela cada vez maior da população que se importa com a origem de seus produtos. À medida que a preocupação com o meio ambiente aumenta, mais pessoas aderem ao consumo sustentável de roupas.

Em função disto, os brechós, criados ainda na década de 1930, têm se tornado cada vez mais comuns. A compra e venda de peças usadas evita o descarte de itens de boa qualidade que ainda podem fazer a alegria de alguém. Porém, o outlet é apenas uma das alternativas que existem no mundo da moda sustentável, uma área extremamente abrangente que pode influenciar desde a concepção da peça, com materiais biodegradáveis, até execução e criação dessa roupa, com os processos de confecção, costura, corte e tingimento.

No caso do brechó, a sustentabilidade está na reutilização dos itens. "Acabamos ressignificando a roupa. Muita gente tem peças que iam para o fim do ciclo. Talvez alguns doariam, mas a maioria acaba colocando no lixo por falta de saber o que fazer. Desse modo, acabamos por aumentar sua vida útil", explica a estudante de Moda, Millena Mussiol Morgueroth, uma das organizadoras do evento.

Iniciativas como o Outlet Fashion da Uno também apresentam o conceito de moda sustentável a um público novo, como é o caso de Tayara Paula. A acadêmica de Audiovisual não costuma encontrar brechós na cidade, mas gostou do promovido pela Uno. "Acredito que é uma iniciativa bem legal. Não visito muitos brechós em Chapecó, e os que acho geralmente tem um valor bem alto. Aqui, o preço está bem em conta e tem muitas peças bonitas", afirma.

O dinheiro arrecadado pela turma com o evento será utilizado para custear parte do desfile final do curso.

*Estagiária sob supervisão de Jessica De Marco

Outlet fashion