Momento de comemoração e reencontros pelos 45 anos de Ciências Contábeis

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

O segundo curso a ser implantado na Unochapecó, e o primeiro da área na cidade de Chapecó, foi o de Ciências Contábeis. Atendendo a uma demanda por profissionais capacitados na área contábil, o curso deu seus primeiros passos em 1974, e agora completa seus 45 anos de existência. Com mais de três mil egressos e diversos professores que já passaram pelo curso, a história é um marco para o ensino superior da região. Para celebrar toda essa trajetória de sucesso, no último sábado foi realizada uma solenidade, com homenagem para os professores e momentos de reencontro.

Para chegar até esse aniversário de 45 anos, muitas pessoas foram fundamentais na construção do curso, uma delas é Sadi Belarmino Dal Bello, egresso da primeira turma. Hoje com 77 anos, ele conta que, desde aquela época, não foi poupado esforços para proporcionar o melhor ensino possível. “A Universidade trouxe os melhores professores de Florianópolis e Porto Alegre para cá, pois se preocupava em formar bons profissionais. Todos os nossos professores eram espetaculares e na hora do intervalo eu sempre ia tirar as minhas dúvidas com esses profissionais, o que foi muito importante para minha formação”, lembra.

Sadi comenta que, até hoje, os conhecimentos adquiridos durante a graduação ajudaram ele a se destacar em suas funções. “Foi fundamental fazer o curso de Ciências Contábeis. Isso foi importante de todas as formas, na vida profissional, social e familiar”. O profissional destaca que, como dica para quem está iniciando os estudos no curso, buscar novas oportunidades, para aliar a teoria com a prática, é fundamental para ser um bom contador.

Ao contrário de Sadi, o estudante do 6º período e presidente do Centro Acadêmico do curso, Ezequiel Preuss, está apenas no meio de sua jornada acadêmica, mas tem consciência da bagagem que vai carregar em seu diploma ao se formar. “Esse evento é muito importante, pois representa um marco para a área, por ser pioneiro entre os cursos de Chapecó e da Universidade. Também é um momento de encontro tanto dos acadêmicos quanto dos egressos”, ressalta.

Motivos para comemorar

Um dos melhores presentes que o curso poderia receber por esta data tão especial foi a nota da avaliação do Ministério da Educação (MEC) em maio, que concedeu o conceito mais alto (5) ao curso. “Com tantas conquistas e pessoas envolvidas nessa trajetória, a gente sentiu que era o momento de rever quem fez parte da história. São incontáveis as pessoas que contribuíram na construção desse curso”, celebra a coordenadora de Ciências Contábeis, professora Daniela Di Domenico Provin.

A professora, que também é egressa do curso, da Unidade de São Lourenço do Oeste, relata que é muito gratificante ter a chance de marcar essa data com uma celebração à altura. “Tenho muito orgulho de fazer parte dessa linda história de 45 anos, de estar diante dos meus mestres, que me incentivaram a seguir na carreira acadêmica. Hoje, inclusive, alguns são meus colegas e exemplos de profissionais”.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Ciencias contabeis