Mostra Audiovisual Universitária segue até sexta-feira

Texto Jaine Rodrigues e Mirella Schuch*

As luzes se apagam. Imagens são projetadas em uma grande tela. Todos sentados, na expectativa de descobrir novas histórias. Ou então, estórias. A imagem, a música, o tom, o movimento, todos são capazes de sensibilizar nossos sentidos. Até mesmo o silêncio pode provocar profundas sensações. A forma como interpretamos as histórias dos outros depende da nossa história, das nossas percepções. As produções audiovisuais oportunizam diferentes olhares acerca do mundo, e os chapecoenses terão a oportunidade de viver essas sensações em mais uma edição da Mostra Audiovisual Universitária (MAU), que ocorre de 08 a 10/05, no Sesc de Chapecó. O evento é uma promoção do curso de Produção Audiovisual da Unochapecó e nos três dias as exibições iniciam às 19h30, com entrada gratuita.

A mostra foi criada em 2015 pelo curso, com o intuito de exibir produções próprias. No entanto, neste ano, a edição da MAU conta com novidades. Os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda também exibirão seus produtos audiovisuais. Além de oportunizar a exibição de trabalhos acadêmicos, a mostra promove a internacionalização. Produções da Universidade Nacional de Córdoba, da Argentina, também serão exibidos no evento.

Entre as produções da Unochapecó que integram a programação da mostra está 'Ninguém sabe como fazer isso'. Um dos produtores do curta-metragem e integrante da organização da MAU, o estudante do 3º período de Produção Audiovisual, Eduardo Canal, conta que a partir da escolha do título, o grupo criou uma história de dois jovens que experimentam um jogo de realidade virtual. “Levamos um semestre inteiro para produzir o curta metragem. Ao invés de deixar guardado, é interessante apresentá-lo", salienta.

Assim como os filmes de não-ficção, o documentário pode surgir de uma simples caminhada pelas ruas da cidade. Se pararmos um minuto, em meio a correria do dia a dia, podemos conhecer diferentes histórias. Esta foi a motivação da egressa do curso de Jornalismo, Jordane Sartoretto, ao desenvolver o trabalho de conclusão do curso. O documentário, intitulado 'Protagonistas', também será exibido na mostra e conta histórias de pessoas presentes nas ruas de Chapecó. "No dia a dia, os personagens são coadjuvantes. No documentário, eles são protagonistas. Todos nós temos uma história e toda história merece ser contada", expressa Jordane.

Já a produção 'Ademocrático', curta-metragem produzido por estudantes do curso de Publicidade e Propaganda é uma crítica política. O estudante Lamaisson Marques destaca que desconhecimento dos nossos direitos e deveres interfere na democracia. “O curta-metragem mostra que todas as pessoas em algum momento falham com a constituição e com o direito de liberdade do próximo”, afirma.

A mostra terá, além de produções, debates. Nesta edição do evento, a discussão é sobre os orçamentos dos filmes. Afinal, as produções de baixo orçamento surgem como possibilidade no mercado audiovisual. A palestra com este tema finaliza a programação da mostra. Quem irá debater sobre o assunto é o diretor cinematográfico e cineclubista, Luiz Alberto Cassol. "A ideia da palestra é que seja um momento de formação, diálogo e debate, não somente sobre os filmes, mas também em relação ao aspecto de produção", destaca a coordenadora da MAU deste ano, professora Daniela Farina.

Realizada pela Unochapecó e pelo curso de Produção Audiovisual da universidade, a Mostra Audiovisual Universitária tem como apoio o Cineclube Helena, o Centro Acadêmico de Produção Audiovisual - CAPA - e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Chapecó.

Serão exibidos hoje (08/05) seis mostras: 'Mentir é melhor', 'Jooj e a pizza', 'Feelings', 'Ademocrático', 'Contacto' e 'Blocked'. Na quinta-feira (09/05) será a vez das producões: 'Barganha', 'La espera', 'Ninguém sabe como fazer isso', 'Olhos de sangue', 'Paralisia', 'Cita', 'Totem' e 'Protagonistas'. Já na sexta-feira (10/05), último dia de evento, está previsto uma palestra com o diretor cinematográfico Luiz Alberto Cassol sobre realização audiovisual de baixo orçamento.

*Estagiárias da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Mau