Moustapha Diop: Estilista senegalês ministra oficinas de modelagem e confecção

Profissão

Texto Stefania Martinelli*

Uma das tendências mais fortes nas passarelas do mundo inteiro é a moda africana, em especial, a moda Senegalesa. Quando falamos em África o que vem à mente são tecidos coloridos e estampas étnicas, mas apesar das referências 'animal print', pinturas corporais e estilos de tribos tradicionais, essa moda é muito mais conceitual e diversificada do que se pensa inicialmente. Tendo isso em vista o curso de Moda da Unochapecó traz para falar mais sobre o assunto o tecnólogo estilista senegalês, Moustapha Diop.

Durante os dias 20, 21 e 22 de março, das 15h às 18h, na Usina da Moda, e nos laboratórios de Modelagem e Confecção do Bloco S, os alunos e professores poderão participar de oficinas ministradas pelo estilista de alta costura. No primeiro dia de atividade, Moustapha fará uma palestra de introdução à cultura senegalesa, abordando modelos, estampas e tecidos no contexto profissional da área. Já nos dias 21 e 22 serão ministradas a oficina de modelagem e confecção, respectivamente, e as peças produzidas serão posteriormente organizadas em uma exposição na Universidade.

O coordenador do curso de Moda, professor Fábio Daniel Vieira, ressalta a importância de trazer essas figuras de destaque do mercado para dentro da Universidade. "O Moustapha tem uma concepção de uma costura de muita qualidade. Fazer vestidos de festa, blazers e ternos exige muito domínio técnico da modelagem e da confecção e é importante para o nosso aluno, aliando com uma cultura diferenciada. A ideia de trazer ele foi em função de que existe uma variedade de estampas e tecidos muito grande na cultura africana, especialmente na cultura senegalesa. O objetivo é propiciar para o aluno uma variedade maior e outras possibilidades de modelagem e confecção, além de ter o contato com um profissional diferenciado", relata Fábio.

Aprimorar as técnicas e expandir os conhecimentos é o principal intuito das oficinas e foi isso que instigou a estudante do 5º período do curso, Millena Mussiol Morgeuroth, a participar dessa atividade. "Em cada país, a moda tem suas características e métodos diferentes, a Itália por exemplo é conhecida por suas peças sofisticadas e a alta costura. Não é diferente com o Senegal, país de origem de Moustapha e, estou muito empolgada para conhecer mais de como suas estampas transmitem o DNA do país, seus trajes típicos e como a moda é vista em terras senegalesas" conta Millena, que ainda diz estar mais ansiosa para a oficina de modelagem pois possui afinidade com o assunto.

A estudante ainda frisa sobre a relevância de participar dessa atividade para seu desenvolvimento profissional. "Sabendo de como o Moustapha trabalha com alfaiataria e vestidos sob encomenda, tenho plena certeza de que essas oficinas serão riquíssimas de cultura, processos e métodos. E contará na hora de entrar no mercado de trabalho, pois levarei comigo a bagagem criativa, técnicas de alfaiataria e conhecimentos de modelagem. Isso acaba se tornando um diferencial para quem está contratando", conclui Millena.

As inscrições para as oficinas ainda estão abertas através do link, as vagas são limitadas e serão distribuídas pela ordem de inscrição.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Eliane Taffarel

Moda