Movimento para manutenção do Pibid reúne professores e estudantes

Texto Juliane Bee*

No último mês, o Governo Federal anunciou para 2018 um corte de 21,4% nos investimentos em programas de educação básica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O valor significa um déficit de R$ 200 milhões em relação a 2017. Um dos projetos ameaçados pelo corte é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Para tentar reverter a decisão, o Pibid da Unochapecó busca mobilizar a comunidade sobre a importância desse programa para a formação de professores e qualificação da educação básica, com diversas ações na sociedade. O curso de Pedagogia, por exemplo, realizou um movimento para o recolhimento de assinaturas em defesa da continuidade do Pibid na Escola Básica Municipal Diogo Alves e no Centro de Educação Infantil Criança Feliz. A ação reuniu estudantes e professores.

O professor Elcio José Bamberg coordena 15 estudantes do curso que participam do Pibid. Segundo ele, é fundamental que o programa seja mantido nos moldes atuais, devido à sua contribuição para a formação de futuros professores. "O Pibid é essencial, pois através dele percebemos que nossos acadêmicos vivem a escola na prática", comenta. Para a supervisora do Pibid, professora Joce Borille, o programa representa uma importante conexão entre a universidade e a escola pública. Por meio dele, é possível uma troca de experiências entre os acadêmicos e a prática diária dos professores da rede pública de ensino, entrando em contato diretamente com as atuais teorias educacionais em vigor.

Para alertar a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre a importância do Pibid, a Unochapecó mobilizou seus colegiados, juntamente com as escolas e seus professores supervisores do programa. Na próxima quarta-feira (22/11), a partir das 14h, será realizada uma mobilização na Avenida Getúlio Vargas, no canteiro central entre Havan e Banco do Brasil. Participam do ato estudantes da Unochapecó e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que unem forças para a permanência do programa.

yy

Sobre o Pibid
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa incentivar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para a educação básica. O programa disponibiliza bolsas a estudantes das licenciaturas, que devem desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão em instituições de ensino da rede pública de ensino.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert.
Pibid
Manifestacao