Mais 5 mil estudantes dos três Estados do Sul estiveram reunidos no campus da Unochapecó

Geral

Muita informação e diversão marcou a tarde de sábado, 28 de setembro, no campus sede da Unochapecó, em Chapecó, com a realização da nona edição do Mundo das Profissões. O evento, desenvolvido pelo Programa de Orientação Profissional da Unochapecó (POP), concluiu um trabalho individual realizado nas escolas no decorrer do ano, com a finalidade de auxiliar os jovens na escolha da profissão que melhor se encaixa no seu perfil.

Mundo 2013Mais de 5 mil alunos, de 112 escolas das regiões Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná, garantiram presença no tradicional evento da universidade. Os estudantes puderam conhecer 56 espaços organizados especialmente para fornecer informações sobre as mais diversas profissões, reunindo profissionais, professores e estudantes em um mesmo local. A atividade mobilizou cerca de 500 profissionais, entre professores, técnicos e alunos, que trabalharam na organização e realização do evento.

Atividades simultâneas foram desenvolvidas nos blocos do campus da instituição, onde profissionais do mercado, professores e universitários apresentaram várias profissões e também responderam aos questionamentos dos estudantes. Foi possível a eles, ainda, conhecerem os laboratórios utilizados pelos cursos, conversar com acadêmicos e profissionais da área, além de se divertir com jogos e com a Rádio Frequência Universitária, que interagiu e informou os visitantes.

Mundo 2013 2No espaço do POP Unochapecó, os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar as atividades do Programa de Orientação Profissional, de conhecer e se cadastrar no site do Concentração POP (concentracaopop.com.br), que auxilia na preparação para o vestibular e o Enem. Outra novidade deste ano foi o espaço destinado ao esclarecimento de dúvidas a respeito de intercâmbios e cursos de idiomas.

Mais segurança para escolha

A estudante Lauren Pieta Canan, do colégio Verônica Senen, de Galvão/SC, que pretende entrar para a área da Comunicação Social, comentou ter gostado do espaço e que agora terá mais segurança da profissão que irá escolher. “Eu venho de cidade pequena e quando eu falo de comunicação as pessoas até se espantam porque dizem que não tem muito mercado de trabalho, não é bem remunerado, e vim aqui ver a realidade e saber que depois de formado você pode, sim, conseguir trabalho” disse Lauren.

Já Katiza Dalbosco, estudante da Escola de Educação Básica Barragem do Rio Passo Fundo, de Entre Rios/RS, que pretende cursar Gastronomia, gostou do Mundo das Profissões, por ser um momento de sanar dúvidas, principalmente para os indecisos. “Aqui é possível encontrar um espaço para esclarecer essas dúvidas com os professores e de uma forma divertida e descontraída”, afirmou a jovem. “É um dia muito interessante, porque além das pessoas interagirem elas podem decidir que profissão irão seguir, caso estejam em dúvida”, destacou Katiza.

Mundo 2013 3Para encerrar o dia com chave de ouro, os estudantes puderam curtir duas atrações culturais no palco montado em frente a Livraria Universitária. Iniciou as apresentações a banda vencedora do concurso cultural “Sua banda no mundo”. “Carlota Joaquina”, escolhida pela maioria dos internautas, fez o público pular ao som de rock and roll. Na sequência, o momento foi de boas gargalhadas e irreverência com o show dos comunicadores do Pretinho Básico.

Esta edição do Mundo das Profissões foi realizada em parceria com a Oops Store, Precisão Formaturas, Garra Pré-vestibular e rádio Atlântida FM.