Evento irá receber aproximadamente 5 mil estudantes de 112 escolas

Geral

Aliar informação e diversão. Esse é o Mundo das Profissões, organizado pelo Programa de Orientação Profissional (POP), da Unochapecó. A atividade é uma das etapas mais importantes para o processo de escolha profissional, pois proporciona aos estudantes o contato com diversas áreas profissionais. A nona edição do evento acontece neste sábado, 28 de setembro, a partir das 13h30 na Unochapecó.

O Mundo das Profissões irá receber alunos de 112 escolas públicas e privadas das regiões Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná com as quais o programa trabalha. São esperados aproximadamente 5 mil estudantes para a terceira etapa do Programa de Orientação Profissional.

Estão previstas atividades simultâneas nos blocos do campus da instituição, como o espaço “Tá Ligado??”, onde profissionais e universitários farão breve explicação sobre as profissões, respondendo aos questionamentos dos estudantes, conforme a psicóloga e coordenadora do POP, Renata Signor. Haverá, entre os atrativos, o “Espaço Play”, em parceria com a OOps Store, “com entretenimento para os alunos e onde serão disponibilizados videogames para que os estudantes possam relaxar e se divertir”, ressalta Renata.  Além disso, estará disponível um game produzido pelo novo curso de Jogos Digitais com apoio dos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Design Visual.

Já no espaço do POP Unochapecó, os estudantes terão a oportunidade de avaliar as atividades do programa de orientação profissional, além de conhecer e se cadastrar no site do Concentração POP, que auxilia os alunos na preparação para o vestibular e o Enem. Outra novidade deste ano é o espaço destinado para os estudantes esclarecem dúvidas a respeito de intercâmbios e cursos de idiomas.

Renata explica que a temática de cada ambiente é variada e que entre as atrações programadas para o Mundo das Profissões está a apresentação da banda vencedora da promoção “Sua banda no mundo”, Carlota Joaquina e o show com Pretinho Básico, a partir das 16h. “Serão mais de 56 salas ou espaços com o intuito de aliar informação e muita diversão”, conclui a coordenadora do POP Unochapecó.

Novo game

O game criado no curso de Jogos Digitais é do tipo casual e foi pensado para ser jogado via dispositivos móveis (smartphones e tablets), através do navegador de internet no aparelho. Consiste em acertar o máximo de cogumelos que brotam nas tubulações em um tempo determinado e, como roda em navegadores, também pode ser jogado através de notebook ou microcomputador normal.

Conforme o coordenador do curso, professor Hilario Junior dos Santos, com a apresentação do game no Mundo das Profissões a intenção é marcar o novo curso, que está disponível para inscrição no próximo vestibular e começará as aulas em fevereiro. Acrescenta que os cinco melhores jogadores terão o nome no ranking do game, que pode ser jogado pelo link http://accept.unochapeco.edu.br/jogouno/.

O projeto foi realizado pelos professores Hilario Junior, Marcos Moretto, Samuel Feitosa e Henrique Telles e pelas estudantes Laiza Dreyer Teixeira e Raiana Comiran, de Design Visual. Durante o Mundo das Profissões, a equipe estará no plenário do bloco R, no Espaço Play, onde haverá as atrações do universo dos games.