Museu de Ciências Naturais da Uno conscientiza estudantes

Texto: Vanessa Marquezzan*

Contribuir para o desenvolvimento de hábitos e atitudes de cuidado com o ambiente foi um dos temas da oficina de educação ambiental 'Árvores da nossa região: oficina de quadros artesanais'. A atividade foi desenvolvida pelo Museu de Ciências Naturais da Unochapecó em parceria com a Polícia Militar Ambiental, nos dias 8 e 9 de maio. Ao todo, 60 alunos de 12 a 14 anos, que participam do projeto Protetores Ambientais, se envolveram na ação.

A oficina trabalhou o bioma Mata Atlântica em busca de conscientizar os alunos para a conservação das espécies, com o desenvolvimento de quadro a partir de folhas de vegetais secas. "A produção dos quadros permitiu aos alunos usarem sua criatividade, desenvolverem a imaginação e a capacidade de observação", destaca a bióloga do Museu, Tania Muneron, que ministrou o curso.

fotos oficinaA atividade, segundo Tania, possibilitou aos estudantes a percepção sobre a biodiversidade e as características de algumas plantas da região, além do uso dos sentidos, em especial o tato e olfato, sensibilizando os alunos. A oficina também permitiu conhecer e ter contato com o trabalho do Museu de Ciências Naturais.

A estudante Teresa Trentin destaca que a experiência contribuiu para sua formação, pois permitiu o contato com o meio ambiente. "Descobri coisas novas sobre aromas e espécies de plantas nativas. Além de aprender sobre a flora e a sua importância com os animais e seres humanos", conclui Teresa. Já a aluna Alícia Tramontini Soletti acredita que a oficina ajudou a desenvolver a criatividade e ampliar o conhecimento, além de proporcionar uma interação com a natureza.

*Estagiária, sob orientação de Greici Audibert.
Protetores ambientais
Museu de ciências naturais