Minha Uno
Menu Busca

Música, dança e poesia marcam última noite da Pollen Week

Cultura

texto: Deisiana Damarat *

Em comemoração aos dois anos do Pollen Parque no município de Chapecó, foi realizada na quinta-feira (25), a 1º Noite Cultural. Com a promessa de ser uma noite repleta de inovação e tecnologia, em meio à muita cultura e arte, o evento contou com uma equipe entrosada e disposta a fazer com que o evento ocorresse da melhor maneira possível. O agente de inovação do Pollen Parque, Vinicius Mossi, declara que para a Maratona Fotográfica, cuja premiação ocorreu durante o evento, foi fundamental a parceria com o curso de Jornalismo. Para a noite cultural, o principal objetivo era de trazer diversidade de expressões, com música, dança e poesia.

No evento, participaram artistas que trabalham diariamente nas empresas residentes do Pollen, que vieram acompanhados de pai e filho para se apresentarem. Outros eram acadêmicos dos cursos de Design, Ciências da Computação, Jornalismo e Cinema e Mídias Digitais. O artista Rafael Gaiteiro comenta que gostou muito desse momento de integração entre os residentes e cursos da Unochapecó e também entretenimento. “Além do foco principal que era a premiação da Maratona Fotográfica, acho que a integração entre os residentes do Pollen e a oportunidade de se divertirem e compartilharem seus talentos juntos", salienta.

A noite iniciou com a apresentação da cantora chapecoense Lari Prior, seguida pelo também cantor Finkler. A artista conta que ficou muito animada com esse convite. "Foi um momento que eu realmente senti minha arte sendo valorizada. Foi uma experiência com uma estrutura muito legal, eu sou uma artista bem pequena e estar ali foi muito massa", declara. 

De acordo com Mossi, as expectativas da equipe organizadora foram totalmente atendidas. “Tivemos a presença de cursos da Uno, integrantes das empresas residentes no Pollen e também do público externo prestigiando o evento. Foi incrível ver todos acompanhando os artistas convidados e vibrando com as apresentações”, afirma.

No evento, além de música ao vivo, também houve muita dança com vários solos de integrantes do Grupo Auge e um solo do acadêmico do curso de jornalismo da Unochapecó, Kenson Koskur. Lari Prior relata ter gostado da estrutura que foi montada para os artistas e também os próprios artistas. "Achei uma apresentação melhor que a outra. Foi divertido poder prestigiar cada um deles. Acabou sendo um ambiente muito gostoso, tanto pra quem tava assistindo, quanto participando como artista. E a gente poder trocar um pouco de experiência foi muito legal", conclui.

E para fechar com chave de ouro, após a revelação dos ganhadores da Maratona Fotográfica, Rafael Gaiteiro e Ricardo Leibens animaram a noite com muita música gauchesca, com direito ao público puxando uma dança de salão pelo Parque. O artista comenta que para ele o evento foi inovador no sentido de ter mesclado cultura com inovação, além de carregar extrema importância para a cultura e a valorização dos talentos locais. "Prova de que pode ser fazer sim evento de alto nível também com as pratas da casa". 

De acordo com Lari Prior, é muito importante que o Pollen promova esse tipo de evento. "Eu vejo que os artistas pequenos aqui da região não tem muita oportunidade para se colocar no meio, tem barzinho ou alguma coisa do tipo, mas não tem  muitos eventos que são para realmente nós artistas daqui nos mostrar, e geralmente quando tem é uma coisa feita de artista para artista. Então ter um lugar grande como o Pollen promovendo um evento como esse, é muito importante, muito legal", declara. Rafael Gaiteiro expressa o desejo de que a Noite Cultural se torne uma tradição, “seja em qualquer área, não se constrói uma empresa apenas sabendo como se faz determinada função, e sim, é preciso estabelecer conexões”.

“Realmente é gratificante poder mostrar à comunidade que o Pollen além de um ambiente de inovação e negócios, também valoriza a expressão artística e a cultura local. Sempre falamos que o parque é um ambiente propício para conectar pessoas, então ver as pessoas desfrutando da Noite Cultural e participando da Maratona Fotográfica nos mostra que estamos cumprindo nosso papel de não apenas promover a inovação, mas também enriquecer a vida das pessoas e fortalecer os laços sociais”, relata Mossi, com a sensação de dever cumprido.

Maratona Fotográfica

No evento foi revelado os ganhadores da Maratona Fotográfica que aconteceu dia 20 de maio, em parceria com o curso de jornalismo da Unochapecó. Foram seis ganhadores em cada temática, sendo eles: Tema 1 - Jardel Lansing; Tema 2 - Carla Cenci; Tema 3 - Andressa Bonavigo; Tema 4 - Rafael Saquetti; Tema 5 - Pietra Mora; e Tema 6 - Luis Henrique Pagliarini. Com menções honrosas para: Tema 2 - Giancarlos Costa Bolis; Tema 3 - Aracéli Nichelle; Tema 4 - Emily Gilioli; Tema 5 - Ingridge Cassiano; e Tema 6 - Álvaro Ávila.

 A integrante da comissão avaliadora, Suellen Santin, discorre sobre como foi desafiador o processo de seleção devido a quantidade de trabalhos de qualidade e inspiradores. "Os fotógrafos maratonistas realmente se debruçaram sobre as temáticas propostas e o resultado foi um material rico em qualidade técnica e significado, tornando nossa escolha, enquanto avaliadores, uma tarefa difícil em muitos momentos", comenta.

Quem levou o prêmio de Melhor conjunto foi a acadêmica do curso de Jornalismo, Carla Cenci. A maratonista conta que foi uma surpresa muito agradável que a deixou extremamente feliz ao conquistar o prêmio principal. "Acredito que deu para aquecer o coração por um bom tempo”. Cenci conta que já tinha ambições na modalidade Melhor Conjunto e para atingir seu objetivo deixou fixado em sua cabeça que deveria relacionar os seis temas propostos com animais, natureza e com a família, que era o que estava à seu dispor no momento da maratona.

“De alguma maneira tinha que dar um jeito de fotografar o tema proposto com o que estava disponível. Então busquei fugir do  óbvio, associando e fazendo a interpretação dos temas. A sensação que eu carrego dessa maratona é a melhor possível, eu me desafiei bastante nela e fiquei bem feliz com o resultado", finaliza.

Santin ainda fala sobre o quão valoroso é fazer parte da banca de avaliadores. "Especialmente enquanto egressa do curso de Jornalismo foi muito bom poder revisitar os espaços da universidade e partilhar deste amor em comum pela fotografia. Dificilmente enxergamos beleza em tudo que passa diante de nós cotidianamente, e em experiências como a da maratona temos a oportunidade de ver essas belezas potencializadas por tantos olhares distintos. Sobre um mesmo tema, emergiram escolhas singulares e criativas de ângulo, de composição, de luz e sombra e é nestas individualidades que está o encanto dos trabalhos que nos foram apresentados e tanto surpreenderam", conclui.

Carla compartilha os desafios superados a cada fotografia proposta, onde a maratonista teve a felicidade de contar com momentos inusitados. "Foram momentos certos que estava no lugar certo. Foi desafiador, mas carrego esse aprendizado de paciência e criatividade. Acima de tudo, pensar fora da caixa pode render bons frutos", complementa. A categoria Melhor Conjunto ainda teve menções honrosas para os maratonistas Luis Henrique da Rosa Pagliarini e Rafael Saquetti.

Com a promessa de uma segunda edição da Maratona e da Noite Cultural, Mossi comenta que toda a composição da Maratona Fotográfica foi muito especial. “Uma parceria com o curso de Jornalismo da Unochapecó, que possibilitou que os participantes, das mais diversas cidades, explorassem sua expressão artística através da fotografia. No todo, acho que conseguimos proporcionar experiências enriquecedoras e promover a conexão entre a tecnologia, a cultura e a sociedade. No fim foi uma grande conexão, provando que este é um ambiente enriquecedor que incentiva a colaboração e a troca de conhecimentos entre as mais diversas pessoas”, finaliza.

* estagiária de jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Pollen week
Pollen parque
Noite cultural
Dois anos
Aniversário

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image