Nada como um belo dia de sol

Já era quase uma hora da tarde de sábado (30/09) e a chuva parecia não dar trégua neste início de primavera. Seria a primeira edição em 11 anos que a Unochapecó realizaria seu Mundo das Profissões sob um clima instável. Mas como bem disse a coordenadora do Programa de Orientação Profissional (POP), Renata Signor, no Mundo não tem tempo ruim. E, de fato, não teve. O tempo abriu, assim como o leque incrível de possibilidades oferecido pelos 39 cursos de graduação da Unochapecó.

Tímidos, os raios de sol surgiam devagar, acompanhando os passos dos primeiros estudantes que chegavam na Unochapecó. Alunos de 70 escolas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, encantados com toda a vida que cerca uma Universidade. O clima fechado então deu lugar a uma tarde de muito sol, encontros, aprendizado e diversão. Uma energia contagiante que abraçou mais de três mil pessoas.

A 11ª edição do Mundo das Profissões contou com mais de 100 atividades envolvendo os cursos e os projetos desenvolvidos dentro da Universidade. Visitas aos laboratórios, pintura corporal, júri simulado, rádio ao vivo e apresentações de dança também foram algumas das ações realizadas. Além, é claro, de uma bate-papo bem bacana com 45 profissionais da região. Afinal, o evento fecha o Programa de Orientação Profissional realizado desde o início do ano nas escolas. Um trabalho que ajuda os jovens a encaminhar de forma mais assertiva (e mais tranquila) a carreira de sua vida.

fsfs

"É interessante a gente poder passar a nossa paixão por uma área para outra pessoa e despertar esse mesmo interesse que temos pelo curso. Acho muito gratificante participar, poder dar essa ajuda que é muito importante para quem está nesse período de dúvidas. Gosto bastante dessa ideia da Unochapecó, é muito bom para os jovens ter esse contato com a faculdade antes de entrar, até para eles observarem o que realmente acontece dentro de uma instituição de ensino superior", analisa a designer de moda, Jaqueline Werlang, profissional convidada do Mundo.

Já quem participou das orientações e das atividades do evento, voltou para casa com o olho brilhando e cheio de expectativas para o ano que se aproxima. Assim foi com Rafael Helfer, de São Carlos. Mesmo pela primeira vez no evento, o jovem de 23 anos não estava perdido. Sabia bem qual lugar visitar: a brinquedoteca. E apesar de ter concluído o ensino médio há algum tempo, tem consciência que nunca é tarde para voltar a estudar. "Hoje pude entender um pouco mais da profissão do pedagogo, conversei com a coordenadora e visitei os espaços do curso na Unochapecó", conta.

Para os professores e acadêmicos que representaram e apresentaram seus cursos, a oportunidade foi interação com um público ávido por conhecimento. “Falar do curso que você estuda pode parecer fácil, mas foi um desafio. Apresentar para os visitantes as atividades que nós desenvolvemos durante as aulas é interessante, de maneira que podemos orientá-los através de nossas experiências. Durante a apresentação das atividades, pude refletir sobre os processos de produção pelo qual passamos e o quão importante esta graduação pode ser para a nossa região”, explica o estudante de Produção Audiovisual, Alisson Basso.

sqdwdwqMas os acadêmicos não estavam sozinhos. Contaram com a estrutura da Universidade e a parceria dos professores, que auxiliaram na apresentação dos cursos de graduação. "A procura foi muito grande pelos cursos da área de tecnologia e nós ficamos muito felizes em mostrar os nossos laboratórios e explicar aos futuros estudantes as possibilidades que a área oferece", avalia o professor Jorge Antonio Di Domenico, coordenador de Ciências da Computação.

Ao final do dia, o sol que chegou tímido já reinava absoluto, clareando o caminho das mais de três mil pessoas que visitaram a Universidade. Antes de voltar para casa, porém, todas elas se reuniram em frente ao palco para prestigiar um stand up com os humoristas Elzinga e Cassiano e o show energizante da banda Carlota Joaquina.

wdd

rer2ef