Nota de esclarecimento

A Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) vem a público esclarecer sobre o ajuste no quadro de pessoal ocorrido na Instituição nos últimos dias. A ação ocorre tal como em instituições públicas e privadas, tendo em vista a atual dificuldade econômica que se instaurou em todo o país. É de conhecimento que a área educacional no Brasil vem sofrendo cortes em várias instâncias, e muitas instituições, inclusive comunitárias, tomaram alternativas como essa.

O número de estudantes na Unochapecó atualmente é incompatível com o tamanho do quadro de pessoal. Ressalta-se que, após muitas reuniões junto ao Conselho Superior da Fundeste, mantenedora da Unochapecó, foi definido que, para seguirmos com nossa estabilidade financeira, seria necessário fazer um ajuste tanto no número de técnicos quanto de professores. Tudo dentro dos preceitos legais e com critérios estabelecidos com base em avaliação e desempenho mediante trabalho realizado por uma equipe técnica.

Cabe salientar que esta medida não é inédita e já aconteceu na Universidade em outros momentos para atender ao mesmo propósito. Em contrapartida, estamos planejando para 2020 uma série de ações para desenvolvimento de um projeto inovador de educação associado às iniciativas de promoção da pesquisa, fortalecendo a Unochapecó como um grande centro de soluções para a nossa sociedade, gerando conhecimento, ciência e tecnologia e nos mantendo como uma universidade referência, nota máxima no Ministério de Educação (MEC).

Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo ensino superior, a Unochapecó, que tem uma história de pioneirismo reconhecida em todo o Estado, continuará primando pela qualidade acadêmica e prestando diversos serviços em benefício da comunidade. Reconhecemos os esforços de todas as pessoas que pela Universidade passaram e ajudaram a construir essa trajetória de sucesso.

Nota de esclarecimento