Minha Uno
Menu Busca

Nova exposição ‘Linha curva fechada’ é marcada pela acessibilidade artística

Cultura

Linha curva fechada está permanentemente pronto a se transfazer em algo diferente, onde as cores, texturas, cheiros, sons e a forma dos objetos estão em constante fluxo”. Assim se define a nova exposição da artista Mozileide Neri, que está a mostra na Galeria de Artes Agostinho Duarte, desde a última sexta-feira (19/05).

Alguns dos objetos, inspirados nos Casulos da artista mineira Lygia Clark, podem ser acessados através da experiência tátil. “Sou aliada à urgência da temática da inclusão nos espaços públicos e privados de arte. Sou favorável à mediação de pessoas com e sem deficiência, juntas no mesmo espaço, fruindo e trocando percepções sobre arte”, explicou a artista. Conforme Mozileide, todas as suas obras táteis são validadas por pessoas com deficiência. “Em 2018, fiz uma exposição no Museu da Inclusão, na Barra Funda, em São Paulo. Foi um aprendizado incrível e desde então venho estudando sobre acessibilidade cultural”.

Dos 16 objetos expostos, cinco estão disponíveis à experiência tátil. De acordo com Mozileide Neri, o toque para as pessoas sem deficiência visual é apenas um complemento do olhar para que se sinta a textura, os aromas e a sonoridade. “A pessoa cega ou com baixa visão vai ler as obras táteis com mais cuidado e riqueza de detalhes. Nós, que enxergamos, temos muito que aprender com elas”, afirmou.

Processo de criação

A artista conta que a série ‘Linha curva fechada’ aborda seus estudos sobre materiais reaproveitados, tintas, aromas naturais e geometria plana. “Todas as obras têm base circular, estão dentro do conceito de linha curva da matemática e têm a circunferência como parâmetro. A geometria plana está inserida nos meus trabalhos há algum tempo e as questões em torno da forma e da ressignificação da leitura de imagem são temáticas presentes nos meus projetos”, salientou Mozileide. Todas as obras não são definidas por um título e, de acordo com a artista, cabe aos visitantes olharem e descobrirem possíveis leituras para cada projeto. “Por isso convido a todos os alunos, professores, funcionários e o público externo para que visitem a exposição”.

O trabalho de Mozileide Neri está disponível no Instagram da artista. A exposição segue até o dia 13 de junho, na Galeria Agostinho Duarte.

 

* texto: João Vítor Heemann, estagiário de Jornalismo, sob orientação da jornalista Leticia Sechini.


 

COMPARTILHE
TAGS
Galeria de artes
Artista
Agostinho duarte
Acessibilidade cultural

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image