Minha Uno
Menu Busca

Novas funções do 'Meu Relatório' auxiliam coordenadores na gestão dos cursos

Inovação

Com o próximo semestre se iniciando, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, por meio da Gerência de TI e Diretoria de Planejamento e Controle, realizou, no dia 09 de dezembro, uma capacitação para os coordenadores de cursos, apresentando as ferramentas de gestão disponíveis no 'Meu Relatório'. Essas, dispõem de indicadores estratégicos que dão suporte à gestão acadêmica, com objetivo de melhorar a eficiência e efetividade na execução das atividades dos cursos.

A principal novidade do sistema, que permite a emissão de relatórios em tempo real, é um projeto gerenciado pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Marcio da Paixão Rodrigues, que utilizará as informações disponíveis no 'Meu Relatório'. Estes indicadores permitem aos coordenadores identificar estudantes com maior probabilidade de evasão e pensar estratégias de relacionamento e permanência. "E o mais interessante é que os indicadores são apresentados na forma de gráficos com a classificação do risco, o que permite a rápida visualização e análise dos motivos, a fim de agir sobre eles", explica a analista de planejamento da Universidade, Edivane Terribille.

 

Maior controle e praticidade

O módulo do Raio-X da turma, Indicadores Estratégicos da Graduação e Painel Preditivo da Evasão, disponíveis no Meu relatório, auxiliam na gestão dos cursos. De acordo com o gerente de TI da Unochapecó, Lissandro Hoffmeister, no primeiro bloco do Raio-X, há uma análise do perfil dos alunos, tanto no curso, quanto no componente específico. O segundo bloco de informações apresenta o detalhamento da disciplina, permitindo chegar-se ao perfil cognitivo e motivacional da turma. Informações como desempenho e frequência são apresentados através de gráficos com uma análise geral da turma e também uma análise individual do aluno. Por fim, o terceiro bloco apresenta o perfil cognitivo do componente curricular, e por ele é possível acompanhar o número de estudantes matriculados e o percentual de execução do componente e das chamadas realizadas pelo professor.

"O coordenador pode, ainda, realizar análises individuais acessando o perfil do estudante, onde é apresentado um detalhamento de toda a trajetória dele no curso, participação e desempenho em trabalhos, por exemplo. Também, integrado com o 'Minha Prova', o professor consegue avaliar não só o desempenho geral do aluno, mas também o da turma em temas tratados pelo componente. Todas estas informações estão disponíveis na palma da mão, em qualquer lugar, pelo app do Minha Uno", ressalta Lissandro.

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Meu relatorio
Capacitacao

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image