Novo curso do EAD Uno é voltado para profissionais da educação

Mercado

texto: Angélica Albuquerque *

O mercado dinâmico e exigente da área da informação demanda por profissionais cada vez mais completos, com conhecimentos teóricos e capacidade de aplicá-los na prática. Com objetivo de formar bibliotecários capazes de compreender as necessidades de informação dos mais variados públicos, a Unochapecó abre uma nova possibilidade de graduação. Trata-se do curso de Biblioteconomia 2.0, novidade Ensino a Distância da Uno, voltado para profissionais que já possuem uma licenciatura.

Contando com uma matriz curricular de aproveitamento de disciplinas, construída para a capacitação e aperfeiçoamento de quem está no mercado de trabalho, o curso visa formar bibliotecários capazes de gerenciar unidades de informação e promover serviços que possam aproximar a leitura da comunidade. Os futuros profissionais serão capazes de tomar decisões e produzir, a partir das teorias e ferramentas, soluções e intervenções, permitindo o reaproveitamento de matérias e possibilitando ao acadêmico a conclusão da graduação em tempo reduzido. Segundo a professora Jéssica Bedin, a matriz traz a demanda de formar profissionais para atuar nas bibliotecas escolares, mas tem foco nos professores licenciados que buscam formação complementar.

“É uma graduação voltada pro contexto da educação, nós temos uma série de desafios que podem ser olhados, mobilizamos o conhecimento, habilidades e atitudes que os estudantes já possuem, enquanto futuros profissionais capacitados para contribuir com o desenvolvimento das nossas bibliotecas”, explica a docente.

Por ser uma graduação EAD, o curso disponibiliza aos estudantes que residem a mais de 50 km de Chapecó, a opção de não vir para o Campus realizar as avaliações presenciais. Possibilita também práticas através da Aprendizagem Baseada em Problemas, uma metodologia diferenciada onde se trabalha com problemas reais, em parceria com instituições e outras bibliotecas, para que os estudantes tenham a oportunidade de dialogar com profissionais que estão na área, entender os problemas das bibliotecas, e buscar soluções a partir do conhecimento científico.

>> Leia mais: Mercado de trabalho amplo para o profissional da Biblioteconomia <<

O EAD Uno tem nota máxima em todas as avaliações feitas pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com uma plataforma moderna, que possibilita ao acadêmico estudar quando e onde quiser. O diploma do EAD Uno tem a mesma validade do curso presencial e os estudantes do mundo digital podem contar com a estrutura completa do campus universitário, como a maior biblioteca da região e o Altissia, uma plataforma gratuita para aprender mais de 25 idiomas.

Inscreva-se!

Ingressar no curso de Biblioteconomia 2.0 na Unochapecó é uma ótima oportunidade para expandir os horizontes na carreira da educação. Para se inscrever, basta responder ao formulário no site da Unochapecó e anexar o diploma da primeira graduação. Quer se destacar no mercado de trabalho? Entre em contato com o Quero Estudar: (49) 3321 8000.

* estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

Novo curso
Graduação