Novo espaço de convivência da Unochapecó será inaugurado segunda-feira

Texto Gabriel Kreutz*

A comunidade acadêmica já escolheu o nome. Agora o novo espaço de convivência, que poderá ser utilizado por todos, será inaugurado. Na segunda-feira (27/08), às 18h, ocorre a abertura oficial do Jardim das Artes da Unochapecó. Na mesma oportunidade, também será inaugurado o monumento Centenário de Chapecó, do escultor Eduardo Dutra.

A diretora de Logística, Projetos e Obras da Universidade, professora Paula Batistello, explica que a demanda de um novo espaço de convivência surgiu através de pesquisas da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e de diagnósticos de falta de espaços adequados para estudos fora dos horários de aula.

''A grande importância desta obra é conseguirmos aproximar os acadêmicos de vários cursos, fazendo com que este espaço seja utilizado com frequência e ali se possa estudar, fazer amizades, integrações ou tão simplesmente estar e contemplar'', conta a professora.

Jardim de Flores

O novo espaço fará jus à seu nome. O paisagismo do local foi projetado para que, durante todo ano, floresçam diferentes tipos de flores. ''Ao passar dos meses, florescerá diferentes jardins e novos visuais se formarão. Algumas flores nascerão no inverno, outras na primavera, outras no verão, fazendo com que haja novos olhares de contemplação e que o espaço seja sempre um motivo de admiração'', explica Paula.

A professora assinala que o principal objetivo do espaço é que ele seja referência em cultura e convivência. ''Desejamos que ele seja sempre lembrado pela nossa cultura, integrando ao paisagismo as esculturas existentes no espaço e a galeria de artes, evidenciando que a Universidade é feita de pessoas e atua no reconhecimento cultural da região'', conclui.

Programação

Na segunda-feira, a partir das 16h, já haverá atividades no Jardim das Artes. Entre elas, a exposição de gravuras,  ilustrações, pinturas em tela, colagens, esculturas, fotografia, poesias, design de joias, artesanato e projeção de mostra de curtas com curadoria do Cine Helena.

Está confirmada a participação dos cursos de Audiovisual, Artes Visuais e Letras. Os projetos de extensão  'Grupo de Dança Essência', 'Grupo de Teatro Expressão Universitária' e o 'Coro Universitário' realizarão apresentações. Também, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Unochapecó (ITCP) estará presente com empreendimentos na área de artesanato e peças criadas a partir de material reciclado.

Haverá, ainda, a participação de artistas circenses interagindo com o público. Após a solenidade, as atividades no local seguem até às 21h30.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Jardim das artes