Núcleo de Estudos realizou Oficina de Pesquisa Apreciativa

Geral

O Núcleo de Estudos em Metodologias Participativas (NEMP), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó, realizou, no dia 28 de outubro, a Oficina de Pesquisa Apreciativa, ministrada pelas Professoras Cristiane Trivisiol da Silva, Amanda de Lemos Mello e Valquiria Toledo Souto, vinculadas ao “Grupo de Pesquisa Cuidado em Saúde Mental e Formação em Saúde” do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria-RS.

A pesquisa apreciativa privilegia o reconhecimento de exemplos das melhores práticas que podem ser trabalhadas e disseminadas em uma instituição, valorizando recursos existentes para potencializá-los. Nessa metodologia, os problemas são percebidos como oportunidades, de modo que pontos fortes possam ser reconhecidos como base positiva para que as mudanças necessárias possam ser realizadas.

Cumprindo seu objetivo de constituir-se como espaço de estudo e compartilhamento de experiências com abordagens participativas, o NEMP reúne professores e estudantes da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Universidade Federal de Santa Maria.

Professora Dunia Comerlatto, coordenadora do NEMP, valoriza a existência de espaços interativos como esse, bem como o aprendizado que a oficina ministrada proporcionou aos participantes.