Nunca é tarde para correr atrás de uma paixão

Texto Juliane Bee*

À primeira vista, seu rosto se confunde com o de estudantes de 20 e poucos anos, sentados na biblioteca se preparando para a aula. Nem de longe Lia Silveira aparenta os 51 anos que diz ter. A aparência jovem combina com sua personalidade, leve e agradável. Lia é casada, mãe e aposentada. Atualmente ela também pode ser vista todas as noites pela Unochapecó, onde cursa o terceiro período de Gastronomia.

Por ser uma mulher ativa, a aposentadoria não foi encarada como um descanso. Físico talvez, intelectual jamais, como ela mesma diz. A rotina de bancária era intensa e satisfatória, mas a vontade de cursar Gastronomia sempre esteve em seu pensamento. O estopim para que esse desejo saísse do papel foi quando o filho, Fernando, decidiu trocar o curso de Engenharia Civil para cursar Educação Física. Seria uma segunda chance para ambos. "O Fernando chegou uma noite e disse: vamos fazer a matrícula, mãe? Naquela hora pensei, por quê não?"

O desafio de voltar a estudar depois de anos longe da sala de aula foi encarado com responsabilidade. Durante a conversa, Lia pediu desculpas pela tosse seca que muitas vezes a fazia parar e respirar fundo. A sugestão de marcar a conversa para um outro dia, no entanto, foi negada, pois além da entrevista, era dia de aula prática na cozinha industrial. Faltar aula só quando realmente estiver de cama.

aaa

A paixão pela gastronomia começou ainda na infância, quando a família de Lia reunia amigos em jantares e almoços regados a vinhos e massas. A cozinha virou sinônimo de união. Quando questionada sobre a disciplina que mais gosta no curso, ela não nega suas raízes: cozinha italiana. A lembrança de uma mesa farta, com pessoas sorrindo e falando alto, volta à memória toda vez que um prato é preparado.

Cursar uma graduação transformou a realidade de Lia e de todos a sua volta. Durante a conversa, o celular esteve sempre nas mãos, caso surgisse algum assunto de urgência. Em uma rotina cheia de afazeres, o aparelho ajuda muito na comunicação com o filho, o marido e as amigas. Segundo ela, os grupos de conversa no whatsapp são silenciados durante a noite, para não atrapalhar a aula. Os encontros com as amigas continuam acontecendo, mas somente nos dias que não tem aula. "As meninas me pedem para mandar os dias que não vou para a faculdade à noite, para que todas possam se programar e estar presentes."

Rindo, ela relata que muitas vezes é questionada: "nossa, é verdade que você cursa Gastronomia?" Ao responder que sim, a reação é sempre positiva. Além das pessoas ficarem surpresas pelo retorno à sala de aula, o glamour associado à palavra gastronomia a surpreende. "Meus amigos acham o máximo, mas não superam o meu filho e os meus colegas".

O contato com os colegas mais jovens revolucionou sua forma de ver o mundo, pensar e encarar as situações da vida. A piazada, como se refere, é rápida. Ela não. Prefere ir com mais calma e no seu compasso. A maior influência que nota a partir dos novos amigos é o estímulo ao conhecimento, como o simples fato de ir à biblioteca da Universidade para ler um conteúdo relacionado às disciplinas. O tempo, antes, era ocupado com outras coisas, mas que, segundo Lia, não agregavam muito na vida.

Voltar a estudar partiu do desejo de exercitar a mente, decisão apoiada pelo marido e pelo filho. Com dois universitários na família, o valor da mensalidade evidentemente aumentou, porém isso não foi encarado como um problema. "Vamos dar um jeito", disse o marido quando Lia contou que havia se matriculado na Unochapecó. Além de realizar um sonho, a oportunidade de ir e voltar da universidade com o filho não tem preço. "Acho engraçado quando ele me corrige: não é escola, mãe. É faculdade". Para ela, o maior exemplo do que significa ser mãe é buscar o que se almeja e nunca deixar de correr atrás de um sonho, independente da idade.

*Estagiária, sob a supervisão de Greici Audibert
Gastronomia