O cotidiano das periferias pela lente de Ratão

Texto Matheus Antonio Kraemer*

Contar histórias não se limita ao uso de palavras. A imagem, como diz o ditado, pode valer por mil palavras e carrega o dom de eternizar momentos. Mas, a captura de instantes através da fotografia, não é realizada apenas com o intuito de registrar e informar, também serve para gerar debates sociais e reflexão. Neste contexto, a aula inaugural do curso de Jornalismo deve provocar os futuros profissionais a olhar atentamente o cotidiano. Em parceria com o projeto 'Prosas Fotográficas', aprovado no edital das Linguagens Artísticas do Município de Chapecó, será realizada uma palestra com o fotógrafo carioca Ratão Diniz. O registro do cotidiano das periferias é o tema da conversa, na sexta-feira (09), às 19h, no Salão de Atos da Universidade. O evento reúne estudantes, profissionais da área e público em geral.

Formado pela Escola de Fotógrafos Populares, do programa Imagens do Povo, no Rio de Janeiro, Ratão Diniz vem documentando desde 2007 o projeto Revelando os Brasis. Realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, com o apoio da Petrobras, o projeto fomenta a formação e a inclusão audiovisual de moradores de pequenas cidades do país. Por meio da fotografia documental, Ratão Diniz revela as favelas do Rio de Janeiro a partir da ótica dos moradores locais. Perfis, cores, gestos e sentimentos também são resumidos nas lentes do fotógrafo.

dfdssA coordenadora do projeto Prosas Fotográficas, jornalista Suellen Santin, considera a participação do fotógrafo no projeto um momento importante para agregar conhecimento pessoal e profissional. “Penso que ele vai nos trazer uma contribuição particular ao apresentar seus trabalhos e discutir a fotografia documental como instrumento de representação do cotidiano das favelas, de valorização da história e cultura desses espaços”, comenta Suellen.

Para a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Angélica Lüersen, a atividade é uma oportunidade para conhecer outras formas de ver e despertar para o debate. "O desenvolvimento de um olhar crítico foi e continua sendo, sem dúvida, um dos grandes desafios do curso de Jornalismo. A formação dos estudantes se faz com a sala de aula, mas não apenas. Por isso há a necessidade de conhecermos em profundidade e nos debruçarmos sobre os temas que nos cercam".

Laura Fiori, estudante do terceiro período do curso de Jornalismo, conta que quando iniciou a graduação, a fotografia já despertava interesse, mas hoje o sentimento é mais intenso. "No decorrer das aulas acabei gostando ainda mais, e ao aprender a lidar com a câmera pude perceber o poder da fotografia e tudo o que uma imagem pode representar no meio jornalístico".

No dia seguinte à palestra, no sábado (10), haverá uma saída fotográfica orientada pelo fotógrafo Ratão. A atividade será realizada no centro da cidade, com início às 9h, na Praça Coronel Bertaso. Estão disponíveis 25 vagas e para fazer a inscrição é preciso enviar um e-mail para mari.baldissera@yahoo.com com o assunto: 'Inscrição saída fotográfica', informando seu nome completo e contato de WhatsApp.

*Estagiário da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt
Ratao diniz