O profissional mediador das linguagens

Texto Gabriel Kreutz*

Sabe aquela brincadeira de ‘escolinha’, que muitos com certeza já se divertiram na infância? Então, para a coordenadora do curso de Letras - Português/Inglês da Unochapecó, professora Marcia Ione Surdi, foi uma das suas primeiras investidas rumo ao mundo das Letras. “Quando criança, o brincar de ser professora, dar aula para os amigos, já se fazia presente”. Seja pela admiração pelos professores, desde a infância, ou pela paixão por livros e pelas diversas outras linguagens que fazem parte do nosso cotidiano, o profissional de letras é fundamental para a formação de todos, e hoje (21/05) é celebrado o dia dele.

Danieli se formou em 2017 no curso de Letras

A facilidade em explicar os conteúdos para os colegas também foi um fator que ajudou a egressa do curso, Danieli Bremm, a optar por Letras. “Quando fiz a inscrição para o vestibular tive muitas dúvidas. Sempre tive muita facilidade em explicar coisas e auxiliar as pessoas, além de ser uma devoradora de livros. Assim, optei pelo curso de Letras”.

A trajetória dela como professora iniciou ainda durante a graduação, uma chance de já colocar em prática os conteúdos aprendidos. “Comecei a dar aulas de língua portuguesa na rede estadual quando estava apenas no 4º período, em 2014. De lá pra cá, continuei na rede pública estadual trabalhando paralelamente língua portuguesa e língua inglesa. Em 2017 trabalhei como contadora de histórias, pela Biblioteca Pública Municipal de Saudades, foi uma experiência incrível. Atualmente, sou professora de língua inglesa na rede pública estadual e atuo com turmas de 6º ano do Ensino Fundamental até 3º ano do Ensino Médio”, relata.

Danieli conta, ainda, que o curso todo foi muito bom, mas entre os componentes curriculares que ela mais se identificou estão Língua Inglesa e Literatura. “Sem dúvidas ter um diploma da Unochapecó tem um peso muito grande. Os professores são fantásticos, detém grande conhecimento e o compartilham com muito amor. A estrutura é excelente, a biblioteca tem vasto acervo e o curso tem o Lablin e o Literatório. Hoje sei que a graduação transformou minha vida, tanto pessoal, quanto profissional. Além de ampliar o conhecimento, a graduação me trouxe novos horizontes, outras possibilidades e o desejo de mudança”, completa.

A professora Marcia é a coordenadora do curso

Trajetória no curso

Hoje atuando como coordenadora do curso, a professora Marcia também passou por diversas etapas dentro de Letras, passando por estudante, professora e pesquisadora. “Ingressei no curso de licenciatura em Letras da Unochapecó em 1999 e a partir daí a identificação com questões referentes à língua, à literatura, à linguagem e à formação de professores foi intensa. De 2005 a 2007 cursei a especialização em Linguística e Ensino, na Unochapecó. O ano de 2007 também foi muito importante: fui aprovada na seleção para o Mestrado em Letras, em Santa Maria – RS (UFSM), e no processo seletivo docente, na Unochapecó. A partir de 2010, iniciei o trabalho, que ainda desempenho, com as disciplinas de Linguística e Alfabetização, Metodologia do Ensino de Línguas, Linguística Aplicada, Linguística Geral, Linguística Contemporânea, Linguística Textual e também a orientação de estágios curriculares obrigatórios em Letras”, relata.

Ainda em 2012, a professora assumiu a coordenação do curso pela primeira vez. No mesmo ano, Marcia foi aprovada no processo seletivo para realizar seu doutorado. Desde 2018, ela assumiu a coordenação do curso novamente. Entre ensino, pesquisa e extensão, a professora vive uma experiência rica e completa que a Unochapecó e a profissão lhe proporcionam. “Foi por meio do curso de Letras que fui, e continuo, constituindo-me como professora, como pesquisadora e como sujeito tomado pela língua”.

Como é o curso

O curso de Letras - Português/Inglês da Unochapecó tem quatro anos de duração e o principal objetivo é a formação de professores de língua portuguesa, língua inglesa e respectivas literaturas para a Educação Básica, anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. O licenciado em Letras pode atuar no ensino de línguas e literaturas, em diversos níveis, bem como na pesquisa científica. Pode, também, trabalhar no ramo de editoração, revisão de textos, assessoria linguística e literária, tradução textual e audiovisual e crítica literária.

Trabalhar com a produção, análise, revisão e tradução de textos de diferentes gêneros em ambas as línguas são algumas das habilidades desenvolvidas no decorrer da graduação em Letras. Além de componentes voltados aos estudos críticos e aplicados das línguas e das literaturas, o curso contempla disciplinas acerca de métodos e processos didático-pedagógicos, buscando uma formação global para o exercício da docência em línguas e literaturas.

O curso oferece a possibilidade de estágios nos laboratórios do curso Lablin e Literatório, no projeto Bolsa Amarela, na Argos, editora da Unochapecó, na coordenação de Educação a Distância, além de empresas e escolas que a Universidade mantém convênio. O Literatório e o Lablin também são espaços de execução de atividades prática e os estudantes ainda podem participar de viagens de estudo, eventos científicos e mobilidade acadêmica.

Jornalista - Assessoria de Imprensa Unochapecó

Dia do profissional de letras