O resultado da superação

Texto Gabriel Kreutz*

A partir desta segunda-feira (25/03), Clair Paulo Wichnovski, que trabalha há mais de trinta anos como técnico em agropecuária, pode se orgulhar em dizer que agora é, oficialmente, engenheiro agrônomo. Ele é um dos formandos que colou grau durante o último dia da formatura institucional da Unochapecó, na sexta-feira (22/03). Com 54 anos, ser mais velho que seus colegas não foi a maior dificuldade enfrentada por ele durante a graduação. Sua superação foi conciliar o sonho de ter o diploma, o trabalho e o tratamento para os sérios problemas de saúde que apareceram no percurso.

"Eu comecei o curso de Agronomia em 2014 e terminei em 2018. Em 2015 eu descobri um câncer de pele no lábio, em 2016 tive um câncer no pescoço e em 2017 um câncer no intestino. Para me curar, fiz quimioterapia e radioterapia, mas mesmo assim consegui passar em todas as disciplinas, não reprovei em nenhuma e estou 100% curado de todas as doenças. Talvez eu esteja vivo e contando essa história hoje pois eu estava na Universidade. Isso me deu uma energia muito positiva para me recuperar e superar todas as dificuldades", relata o formado.

Faltar nas aulas sempre foi a última opção para Clair, mas quando era necessário, ele pôde contar com o apoio incondicional dos professores e colegas. "Os professores do curso me ajudaram muito, principalmente com pensamentos e palavras positivas. A energia da juventude da minha turma também foi muito positiva, alguns colegas me diziam que só não desistiam porque eu era um exemplo para eles. Isso foi muito importante pois me deu mais força para não desistir também, vencer todas as doenças, passar em todas disciplinas e estar aqui hoje comemorando".

Há quem diga que manter a mente ocupada realmente é um fator decisivo para a melhora de um paciente. O foco de Clair estava nos estudos e no trabalho, sempre visando alcançar o sonho de se tornar engenheiro agrônomo. Isso, segundo ele, foi essencial para superar as doenças. "Eu ficava na aula até as 10h30 e depois ia para o Hospital Regional fazer as radioterapias. De segunda a sexta-feira eu fazia esse tratamento, no total foram mais de 60 sessões. Também tive três sessões de quimioterapia, nesses dias eu faltava três vezes na aula, mas depois recuperava o conteúdo. Mesmo com as cirurgias e o tratamento, nunca tirei mais que dez dias de atestado", lembra.

O incentivo também veio da família de Clair, da esposa e dos dois filhos. Um deles, inclusive, também foi acadêmico durante um período e se formou em Engenharia Civil há dois anos. Agora ele segue seu trabalho, com o mesmo objetivo que entrou no curso, melhorar cada vez mais.

Mais de 400 novos profissionais

Neste ano, para atender a todos os formandos, foram realizadas seis sessões de colação de grau, durante os dias 21 e 22 de março, que incluíram mais de 400 acadêmicos de 37 cursos. No primeiro dia, receberam o diploma os estudantes dos cursos de Design Visual, Moda, Publicidade e Propaganda, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Jogos Digitais, Marketing, Produção Audiovisual, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Jornalismo, Ciências da Religião, Educação Física, Gastronomia, Letras, Licenciatura Intercultural Indígena, Nutrição, Medicina, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

Já na sexta-feira (22/03), foi a vez dos formandos dos cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Sistemas de Informação, Biblioteconomia, Direito (campus Chapecó e São Lourenço) e Serviço Social.

A formatura é realizada duas vezes ao ano, no início de cada semestre, dentro da própria Instituição. A Universidade organiza o evento e ainda disponibiliza beca para todos os acadêmicos interessados, de forma gratuita. Nesta edição, uma das novidades foi que, pela primeira vez, a formatura incluiu também acadêmicos da modalidade EAD da Unochapecó.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Superacao