O sucesso dos egressos também é o nosso

Profissão

Texto Jessica De Marco*

Sabe aquele sentimento de orgulho que pai e mãe sentem do filho? É mais ou menos isso que sente a Unochapecó ao ver o sucesso dos seus egressos no mercado de trabalho. E não poderia ser diferente, afinal, a Universidade auxilia o aluno desde os primeiros passos da sua escolha profissional, até a conquista do tão esperado diploma. Na Mostra Casa Chapecó, que ocorre até domingo (01/10), na SM Test House, é possível ver de perto um pouco do sucesso dos egressos de Arquitetura e Urbanismo. Eles estão expondo seus trabalhos e apresentando ao público as principais tendências do setor de arquitetura, design, decoração e paisagismo.

Neste ano, participam da exposição 12 profissionais que estudaram na graduação e pós-graduação da Unochapecó. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Katiane Laura Balzan, é uma felicidade para os professores ver os ex-alunos atuando com tanta dedicação e oferecendo à comunidade espaços tão criativos e de alta qualidade projetual. "Quando temos a oportunidade de entrar em contato com eles já como profissionais, percebemos que nosso trabalho dentro da academia está no caminho certo. Sempre temos gratas surpresas ao vê-los atuando e o sentimento é de muito orgulho", avalia.

A Mostra Casa Chapecó, que está aberta para visitação desde 30 de agosto, tem o objetivo de inspirar e apresentar as principais tendências do setor, seguindo o tema 'Urban Style' - Morar Inteligente. São 23 ambientes assinados por 40 profissionais reconhecidos no Oeste Catarinense.

Uma viagem à Europa

Quem visitar a Casa Chapecó poderá encontrar um pouco de Amsterdã no local. É isso mesmo! Entre os espaços da Mostra, encontra-se um totalmente diferenciado, projetado pelos egressos da Universidade, Gustavo Azevedo e Jaqueline Dal Bello. O 'Espaço Bike' é uma mistura de inovação, modernismo e sustentabilidade, através de características marcantes da capital holandesa.

arqSegundo o arquiteto Gustavo, formado há um mês pela Unochapecó, a ideia de trazer Amsterdã como conceito do projeto, surgiu através do intercâmbio que realizou ainda quando estava na Universidade. "Dentro do nosso espaço tem ciclovias, canais representados por fontes, a arte através do grafite e de Van Gogh, além de referências pontuais da arquitetura, como o tijolo e a multifuncionalidade dos espaços pequenos", explica Gustavo.

Além da oportunidade de realizar um intercâmbio, através de convênios que a Universidade firma com instituições estrangeiras, Gustavo cita que tem muito a agradecer à Unochapecó pela sua formação. "Temos uma Universidade muito boa, aqui eles nos preparam realmente para o mercado de trabalho".

Para o arquiteto recém- formado, participar da Mostra Casa Chapecó é uma oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido junto com a colega. "Por ser algo inovador e diferente, as pessoas se interessam em ver. Estamos bem surpresos, não esperávamos que nosso projeto fosse tão notado", finaliza.

Amigos como inspiração

E quem não tem boas histórias com amigos? O espaço 'Studio Gourmet dos Amigos', também presente na Mostra Casa Chapecó, trouxe um pouco desse conceito para apresentar uma proposta versátil de ambientes otimizados. O projeto é também de uma egressa do curso, Thaís Jordana Ceccon, em parceria com a decoradora Emanueli Schneiders, que está cursando Arquitetura e Urbanismo na Unochapecó.

Segundo Thaís, o objetivo é mostrar um novo conceito de moradia, provando que um espaço pode apresentar mais de uma única função e ainda assim exalar conforto e design. A ideia de apresentar um ambiente aconchegante para receber amigos, por exemplo, surgiu por ambas morarem longe de suas famílias e encontrarem nas amizades um aconchego. "O objetivo de trazer esse sentimento, essa importância de estar perto dos amigos, surgiu da faculdade, do que a gente sempre se aproximou", comenta. arq 2

Para ela, o mais importante da graduação e que transparece de forma muito marcante nos seus trabalhos é a idealização de projetos com conceito, para dar sentido ao que está se fazendo. "Temos um projeto diferenciado por conta dessa base forte, ter um conceito acaba remodelando todo o espaço. A Unochapecó nos preparou muito nesse sentido, e eu considero primordial para um bom trabalho".

Com seu projeto, Thaís também demonstra que é possível criar um ambiente muito criativo e com um investimento menor. Ela idealizou uma adega para bebidas com blocos de concreto, algo que chama muito a atenção dos visitantes. "Essa base também foi muito bacana da graduação, de nos incentivar a buscar alternativas diferentes", finaliza.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Sucesso profissional