Minha Uno
Menu Busca

O terceiro Doutorado – Uma proposta estratégica para o desenvolvimento regional

Educação

Eis que a Unochapecó obteve seu terceiro Doutorado. Um importantíssimo passo para a região, que se soma aos já existentes: Programa de Pós-graduação em Saúde, e em Ciências Ambientais. Agora foi a vez do Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação (PPGTI) que oferecerá vagas em breve. Lembrando que a Unochapecó também possui os Mestrados nestes mesmos Programas, e também em: Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais, Educação, Direito e em Contabilidade e Administração.

O novo curso do PPGTI é um Programa Interdisciplinar que trará mais um Doutorado profissional ao estado de Santa Catarina. Os Programas de Pós-graduação profissionais são uma iniciativa da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de oportunizar uma formação e doutoramento mais próximos da realidade e da sociedade e, no caso deste nosso Programa, também do setor produtivo regional.

Nosso estado de Santa Catarina possuía até o momento apenas um Doutorado Profissional, sendo este da UFSC. A Unochapecó, mais uma vez abre caminho para a inovação e continua a se posicionar como uma Instituição de vanguarda, que visa produzir e difundir conhecimento para nossa região. Este Doutorado, nos coloca na sexta posição de Instituições que mais possuem Doutorados em Santa Catarina, incluindo as públicas, e a quarta entre as comunitárias. Se considerarmos o início recente do desenvolvimento destes projetos, há que se considerar um significativo avanço, em tão pouco tempo.

Este compromisso institucional e que nos leva a ter atualmente sete Programas de Pós-Graduação em andamento, condiz com a história e os objetivos que nutrem nossa organização. A região sempre esteve aquém, quando olhamos os números associados a Mestrados e Doutorados em solo Catarinense, algo que estamos buscando mudar. Alguns números para dar uma ideia do que está se falando: no Brasil, existem 2.427 Doutorados em funcionamento, destes 31 são profissionais. No Sul do país, são 537, nove deles profissionais. Já em Santa Catarina são 95 Doutorados, dois deles apenas são profissionais (como já dito, um da UFSC e outro da Unochapecó) e o restante, todos acadêmicos.

Agora, se fizermos uma análise do quanto a questão da litoralização está presente no estado, coadunado com outros temas que não vêm ao caso tratar aqui, também em relação à presença de Doutorados, os números são gritantes. Na região do Grande Oeste, há atualmente somente cinco Doutorados, do total de 95 que existem em Santa Catarina. É como uma “metade” do estado com baixa densidade da formação de pós-graduação, e isso precisa mudar! Para o bem do futuro da região.

A Unochapecó vem buscando apoiar o desenvolvimento de projetos com alto nível de qualificação, como o estabelecido a partir destes Doutorados. Com pesquisa, desenvolvimento e inovação, nossa região irá se transformar e desenvolver, para a melhoria das condições das nossas gerações futuras.

 

*Artigo escrito pelo reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski

COMPARTILHE
TAGS
Universidade
Reitoria
reitor
Regiao oeste
Educacao
Doutorado

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image