O viver no rural e no urbano

Texto Gabriel Kreutz*

Estamos situados numa região cheia de diversidades, tanto na questão geográfica, quanto nos modos de viver. Apesar de, em sua essência, o Oeste catarinense ser rural, não é possível elencar uma forma padrão de como é viver neste meio. O contraste desta realidade varia entre a agricultura cabocla, de colonos, a indígena, a familiar e a moderna, com alta tecnologia. Os estudos sobre estas realidades, assim como das diversas formas de viver a cidade, são tema do evento 'Ruralidades-Urbanidades: potencialidades e desafios para o desenvolvimento', promovido pelo Mestrado em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó. As atividades, que acontecem na Universidade, iniciaram ontem (11/04) e seguem até hoje (12/04), com apresentações de trabalhos, mesas-redondas e palestras.

Dentro do evento estão englobados o IV Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento – SNPD; III Seminário Território, Territorialidades e Desenvolvimento Regional; e VI Encontro dos Mestrados Profissionais da Área Planejamento Urbano e Regional/Demografia - Purd/Capes. Professores e pesquisadores de diversas partes do Brasil, das mais variadas áreas do conhecimento, participam da programação. Além disso, palestrantes internacionais também integram o evento, como o uruguaio Alberto Riella, que falou na abertura do evento sobre o tema 'As inter-relações entre os territórios rurais e o desenvolvimento regional'.

Evento reúne participantes de várias regiões do país

"Estão participando do evento professores de Universidades de diversos lugares do Brasil, como Bahia, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Também participam apresentando trabalhos estudantes de diversos locais. O evento tem uma dimensão que é regional, mas também nacional neste sentido dos participantes. Temos todas áreas do conhecimento envolvidas, como a Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Sociologia e Agronomia. Por isso também é um evento multidisciplinar", explica uma das organizadoras do evento, professora Hieda Maria Pagliosa Corona.

Ela conta que o tema foi elaborado justamente pensando na região, mas que pode ser amplamente discutido no âmbito nacional. "O tema do evento é bastante contemporâneo, em relação às grandes questões que estão colocadas hoje. O objetivo é pensarmos as interações que existem entre as ruralidades, ou seja, formas de viver o rural, pois são mais de uma, e as urbanidades, que também existem diferentes questões e formas de viver a cidade. Isso nos instigou a pensar que temos que tratar essas inter-relações entre o rural e o urbano nos estudos que a gente faz". A professora complementa que, ao olhar para esses modos de viver e essas diversidades, é pois é possível entender que a região é mais do que apenas uma dimensão, é multidimensional.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação da Unochapecó, professor Leonel Piovezana, o evento e o mestrado têm uma importância muito grande para a região, que também se destaca pelos movimentos sociais. "A Universidade é um fator fundamental para o desenvolvimento regional. Se olharmos para Chapecó antes de termos estes programas e o que a cidade é depois, a diferença é muito visível. Nossa região se destaca justamente por ser o berço de alguns movimentos sociais, como o Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Por isso a necessidade do mestrado, para estudar estas e outras questões", finaliza o professor.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

Urbanidades