Oficina de oportunidades prepara estudantes para processos de seleção

Profissão

Observando curiosos as paredes do plenário do Bloco R da Unochapecó, os alunos do curso de Ciências Contábeis foram aos poucos se acomodando para uma noite atividades que, na verdade, vale para uma vida inteira. Nas laterais da sala, diversos anúncios de emprego, todos com vagas abertas. À frente do plenário, quatro profissionais de recursos humanos com informações valiosas para quem busca se inserir no mercado de trabalho. O resultado foi uma noite de muito aprendizado, troca de experiências e sucesso da primeira Oficina de Oportunidades promovida pelo curso de Ciências Contábeis da Unochapecó.

O evento aconteceu na primeira semana de outubro, como uma das ações de comemoração aos 42 anos do curso e teve como proposta promover a aproximação dos acadêmicos com as exigências do mercado de trabalho, por meio das experiências de egressos e profissionais. Para a professora Silvana Dalmutt Krüger, os estudantes nem sempre sabem qual a percepção de quem fica do outro lado da mesa durante uma entrevista. Por isso a importância da oficina e de reunir pessoas da área de recursos humanos e empregadores para compartilharem o que suas empresas observam no momento de contratação.

"O objetivo é agregar a percepção de profissionais da área no mercado de trabalho sobre o currículo, vagas e postura dos estudantes e como eles devem se portar em situações de busca de emprego. Desde a formação, preparo do currículo até mesmo o processo de seleção e a entrevista. É uma oportunidade de perceber o que o mercado considera", explica.

Diferencial no mercado

oficina 2Com o mercado aquecido, muitas vagas de emprego não são preenchidas por causa da falta de preparação dos profissionais para processo de seleção o que, muitas vezes, acaba transparecendo falta de habilidade exigida pelo empregador. Além disso, quem estiver mais preparado, tende a se destacar. "Existem muitas pessoas se candidatando para uma mesma vaga, então como esse profissional pode se tornar um diferencial? Foi sobre isso que falamos hoje, compartilhando as nossas experiências do dia a dia. Além de dar algumas dicas para quem está em busca de colocação no mercado de trabalho", conta a analista de recrutamento e seleção da Unochapecó, Raquel Janaina Buss.

Uma das dicas, por exemplo, nunca foi tão válida na era do 'posto, logo existo'. Segundo Raquel, as mídias sociais podem tanto ajudar quanto atrapalhar a vida de quem procura um emprego. O segredo, segundo ela, está no equilíbrio. Ou seja, ponderar e tratar as redes de uma maneira madura. "É importante saber que tudo que é postado é seu, portanto é essencial saber o que você quer efetivamente refletir. Não é nada contra as redes sociais, pelo contrário. Hoje elas fazem parte do processo e auxiliam o recrutador na hora de encontrar perfis e ter mais informações a respeito das pessoas que ficam em etapas finais nos processos de seleção", acrescenta a analista.

Foco e objetivos definidosoficina 3

Os estudantes também foram instigados a ter foco e saber o que realmente querem. Ter objetivos e noção de onde quer chegar são requisitos básicos na avaliação dos recrutadores. "Não adianta atirar para todos os lados. Outra dica importante é se conhecer. Saber quais as habilidades, características positivas e as que precisa desenvolver melhor. Não adianta buscar uma vaga que exige conhecimento profissional numa área técnica se a pessoa não tem essa experiência. Ela precisa antes buscar essa experiência. E quando ir para o processo de seleção, estar apta para aquilo", aconselha Raquel.

Essas são características que garantem mais segurança na busca por uma vaga de emprego e autoconfiança é uma dos traços que o analista contábil Ricardo Frezza, do Brasão Supermercados, também considera importante nos candidatos. "Costuma-se levar em conta o período em que a pessoa aguarda pela entrevista. Pressupõe-se que as pessoas mais preparadas ficam menos nervosas e isso acaba sendo um diferencial", acrescenta.

oficinaEstar preparado ainda previne problemas pequenos que prejudicam o desempenho de quem participa de algum processo seletivo. Um dos deslizes comuns e que pode facilmente ser evitado, segundo Vilmar Oenning, diretor da Fibratec Piscinas, é não conhecer a empresa para o qual as pessoas estão se candidatando. "A gente passa em algumas entrevistas coisas bem engraçadas e que poderiam ser evitadas se as pessoas estivessem mais preparadas. Uma delas é não ter informações sobre o local que oferece a vaga. É importante que os candidatos estudem e conheçam bem a empresa antes da entrevista", aconselha.

Apesar de ser professor da área de Contábeis, essa foi a primeira vez que Vilmar participou de um evento como a Oficina de Oportunidades, que lotou o plenário da Unochapecó. "A empresa é um local de recepção dos futuros profissionais e se ela expor o que precisa, provavelmente receberá profissionais mais preparados", acredita. Também participou das atividades o advogado Arcides de David, da Contaoeste Contabilidade.

"Foi uma experiência rica e muito oportuna no momento atual, especialmente para os estudantes iniciantes do curso, observando a importância da aprendizagem, da busca por novos conhecimentos e habilidades, ter foco e persistência para alcançar os objetivos pessoais, porque os processos de seleção também observam e valorizam estudantes que sejam dedicados, comprometidos e eticamente responsáveis", conclui a professora Silvana.

oficina 5

Vagas de emprego