Oficina discute a Extensão Universitária da Unochapecó

Durantes os meses de outubro e novembro a Unochapecó, através da Diretoria de Extensão, realizou quatro oficinas no encontro "A Extensão na Unochapecó: Construindo Saberes". A atividade buscou promover um processo dirigido de reflexão acerca das ações que vêm sendo implementadas pela universidade no âmbito da Extensão Universitária. Dessa forma, permitindo disseminar o lugar e o papel da extensão no processo de formação, qualificação acadêmica e os impactos das ações extensionistas para identificar possibilidades entre a extensão, o ensino e a pesquisa.

Os encontros trabalharam as temáticas de alinhamento aos princípios e diretrizes institucionais para o recadastramento dos Programas e Projetos Permanentes de Extensão. Também permitem socializar experiências de boas práticas e construção coletiva de estratégias para a qualificação das ações extensionistas, implicações com o processo de formação e com a sociedade, qualificação da produção acadêmica e fontes de financiamento.

extensaoA professora Paula Zeni destaca que “a extensão da Unochapecó vem se tornando um amplo espaço de convivência com a comunidade externa à instituição, seu valor para a graduação e desenvolvimento do acadêmico é inquestionável, temos a oportunidade de vê-los se transformando diante de nossos olhos. Assim, qualificar o processo de construção e condução da extensão por parte dos docentes é vital para o fortalecimento desta vertente do ensino.”

Em novembro, nos dias 27 e 28, as produções acadêmicas resultantes do desenvolvimento das ações de extensão serão apresentados no I Seminário de Socialização de Práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó, por bolsistas de extensão e professores. Na oportunidade, o doutor em sociologia, professor Michel Thiollent, abordará a temática “Os saberes e fazeres da extensão mediados pela pesquisa-ação”, destinado a todos os coordenadores de programas e projetos de extensão, professores, técnicos-administrativos, estudantes e bolsistas que atuam na Extensão na Unochapecó. Confira o cronograma de apresentações.

Saberes
Oficinas