Oitava edição da MAU integrará o I Festival de Cinema de Chapecó

Texto Luana Poletto*

Uma produção audiovisual age na experiência criativa, experimental e emocional do público. O ato de interpretar histórias muda de uma pessoa para a outra, conforme suas ideias e percepções. Essas produções possibilitam transmitir mensagens e olhares diferentes para todos. Com o objetivo de oportunizar tais experiências, de modo a exibir e debater filmes universitários, além de promover oficinas e encontros de formação, o curso de Produção Audiovisual - Cinema e Vídeo, da Unochapecó, promove a 8ª edição da Mostra Audiovisual Universitária (MAU).

O evento será realizado entre os dias 21 a 24 de outubro. Nesta edição, as atividades da MAU integram o I Festival de Cinema de Chapecó, que terá exibição de longas e curtas-metragens nacionais de forma paralela. Para a coordenadora do evento, professora Daniela Farina, esta é a principal novidade da Mostra deste ano.

“Será um evento em conjunto entre o curso de Produção Audiovisual, a Cinelo e a Secretaria de Cultura de Chapecó. Terá duração de quatro dias e contará, além dos filmes universitários selecionados pela MAU, com outras mostras paralelas, além de oficinas”, destaca.

As inscrições para a 8ª MAU estão abertas até 30 de julho de 2021, de forma online mediante preenchimento de ficha cadastral e envio na mesma plataforma dos documentos exigidos pela Mostra, através do link, ou via Festhome, observando-se as exigências da plataforma.

A Comissão Organizadora da Mostra será formada por representantes discentes e docentes do curso da Unochapecó. A seleção das obras inscritas levará em consideração os seguintes critérios de avaliação: Originalidade da obra; Criatividade e inovação na linguagem; e Adequação às normas do edital. A decisão da Comissão Julgadora será incontestável.

Os participantes da MAU poderão inscrever as produções audiovisuais nas categorias ficção, documentário e experimental. Serão aceitas produções brasileiras e latino-americanas realizadas em qualquer formato de captação – entre os anos de 2019 e 2021 –, exceto aquelas já inscritas e exibidas em edições anteriores da Mostra. Cada produção deverá ter no máximo 30 minutos de duração, contabilizando-se créditos. Não serão aceitos produtos de conteúdo audiovisual em formato de programa jornalístico, reportagens ou de caráter publicitário.

A acadêmica do 5º período de Produção Audiovisual, Ana Júlia Busa, é uma das alunas responsáveis pela comunicação desta edição da MAU. Ela acompanhou as duas últimas edições do evento, mas agora participa da organização pela primeira vez. “Não imaginava que todas essas etapas aconteciam antes mesmo da divulgação do projeto. Como já é a 8ª MAU, tudo está muito bem encaminhado e o comprometimento de cada acadêmico disposto a fazer acontecer, juntamente com a professora Daniela, nos aproxima cada vez mais do evento, que, por sua vez, tem tudo para dar certo”, ressalta.

Daniela comenta, ainda, que o principal objetivo da Mostra é oportunizar aos estudantes o contato com obras realizadas em outras universidades, criando um intercâmbio e também uma rede de realizadores estudantes. Além, é claro, de divulgar as próprias produções dos estudantes do curso.

“Temos a expectativa de receber um bom número de inscritos, mesmo levando em consideração que no ano passado, em virtude da pandemia, aconteceram poucas produções. Por isso, a Mostra recebe filmes realizados desde 2019. Independente de quais filmes serão selecionados, temos certeza de que o evento será muito proveitoso, tanto para nossos estudantes quanto para os de outras universidades”, finaliza.

A exibição

Caso as recomendações dos órgãos competentes sejam de manter o distanciamento social, as atividades e exibições acontecerão de maneira remota através de plataforma de exibição a ser definida. Havendo condições, a Mostra poderá ocorrer de forma híbrida, com algumas atividades e exibições presenciais.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob supervisão de Eliane Taffarel

Mostra