Olimpíada Regional de Matemática acontece sábado na Unochapecó

Texto Ana Paula Dornelles*

Toda vez que você vai ao mercado fazer compras, ou quando calcula as contas do mês, por exemplo, pode ser que não perceba, mas a matemática está inserida nessas e em tantas outras atividades que fazem parte do nosso dia a dia. E no próximo sábado (20/10), ela estará ainda mais presente nas salas de aula da Unochapecó. Isso porque, mais de 300 estudantes do 6° ano ao ensino médio, de 25 escolas da região, estarão na Universidade, para participar da 15ª edição da Olimpíada Regional de Matemática (ORM). O evento tem início às 14h e contará com a presença de estudantes de escolas do Paraná, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

A Olimpíada é um projeto de extensão organizado todos os anos pela Unochapecó e tem apenas uma fase. Os estudantes recebem uma prova com questões matemáticas para resolver em três horas, com muita concentração. As escolas selecionam os alunos que participarão, de acordo com o número de inscrições disponíveis para cada instituição.

Para a organizadora do evento, professora Andréia Beatriz Schmid, a Olimpíada é uma forma de estimular o estudo e o gosto pela matemática. “É um incentivo para o estudo e valorização de quem gosta de matemática. Ser premiado em uma Olimpíada não é uma questão de sorte, é resultado de muita dedicação, esforço, concentração e estudo, pois, aprender matemática, é mais que memorizar e aplicar fórmulas, é interpretar a questão e o resultado obtido, criar alternativas de resolução”, afirma.

A prova é realizada em três níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível um é voltado para estudantes matriculados no 6° e 7° ano do ensino fundamental. O segundo nível é destinado a alunos matriculados no 8° e 9° ano. Já o terceiro é para todos os estudantes matriculados no ensino médio, ou que tenham o concluído a menos de um ano antes da realização da prova, e que ainda não estejam matriculados no ensino superior. Os participantes com melhor desempenho serão premiados no dia 30 de novembro na Unochapecó. Além do troféu, os vencedores receberão uma mochila e a camiseta do projeto.

“A Olimpíada desperta a imaginação e a criatividade, estimula o estudo de conteúdos além do currículo escolar, incentiva o pensamento crítico e investigativo, desenvolve o raciocínio lógico e relaciona a matemática a outras áreas do conhecimento, tornando-a assim mais interessante. Para o estudante é uma oportunidade de avaliar seus conhecimentos”, finaliza a professora.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Olimpiada de matematica regional