Onde sua liberdade repousa?

Texto Ana Vertuoso*

A arte imita a vida, e com a fotografia não é diferente. Caminhar com uma câmera na mão e conhecer um lugar novo através das lentes é um modo de se apropriar do mundo e descobrir novas realidades. Após passar por essa experiência durante uma viagem à Europa, a egressa do curso de Artes Visuais da Unochapecó, Sonia Loren, trouxe seus registros para sua nova exposição, 'Diga (me) onde tua liberdade repousa - nunca tão jovens'. A vernissage ocorre amanhã (04/07), a partir das 19h, na Galeria Agostinho Duarte da Universidade.

As fotos têm o intuito de aproximar duas das paixões da autora, cinema e artes visuais. Por meio delas, Sonia cria personagens que entram e saem de cena, como se estivessem em um filme. Alguns deles, por exemplo, foram fotografados na cidade de Hallstatt, na Áustria. O vilarejo é um patrimônio histórico da Unesco e parece ter cenário de um conto de fadas, o que encantou a artista. "Em Freiburg existe uma ponte bem alta por cima de vários trilhos de trem, onde as pessoas sobem nas laterais que formam o arco e conversam, bebem, leem e repousam. Aquilo me chamou a atenção e fui fotografando esses personagens reais".

Além das pessoas, outro destaque das imagens são as cores, que têm uma forte conexão com o tempo. As cores vibrantes representam o agora, o presente, e se misturam com tons sutis que refletem o passado. Essa escolha tem ligação com questionamentos da artista. "Durante a viagem surgiram diversos questionamentos pontuais sobre vida, liberdade e leveza. Com isso, senti vontade de criar uma série que de alguma maneira repassasse as sensações pelas quais fui tocada nesse caminho viajante", comenta.

A exposição segue aberta para visitação até o dia 02 de agosto.

*Estagiária sob supervisão de Gabriel Kreutz

Galeria Agostinho Duarte
Exposiçao
Diga (me) onde tua liberdade repousa