Webmail
Menu Busca

Onze cursos com inscrições abertas no EAD Unochapecó

Educação

Texto Jessica De Marco*

 

Quantas vezes terminamos o dia sem realizar tudo que precisávamos? A impressão é que 24 horas é pouco para conciliar diversas tarefas que fazem parte da nossa rotina, inclusive as aulas. Para facilitar, a Unochapecó tem 11 cursos pela modalidade de ensino superior a distância (EAD) com inscrições abertas pelo site da Universidade. É a chance de estudar onde estiver e conquistar o diploma mais respeitado da região. Com horários flexíveis, o EAD da Unochapecó oferece aos acadêmicos a oportunidade de cursar uma graduação sem a necessidade de se deslocar à Instituição todos os dias.

Na modalidade bacharelado, são ofertados os cursos de Administração e Ciências Contábeis, com duração de quatro anos; e Biblioteconomia, com três anos de curso. Na Licenciatura, com quatro anos de duração, o estudante pode optar entre Ciências da Religião e Pedagogia. Já no tecnólogo, com duração de dois anos de curso, estão abertas as inscrições para Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. Para quem optar por algum destes cursos, pode contar com polos em Chapecó, São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Catanduvas, Descanso e Florianópolis.

Segundo o coordenador do EAD Unochapecó, professor Paulo Sergio Jordani, o Ministério da Educação (MEC) diferencia as modalidades, mas não permite que instituições de ensino façam observações sobre isso no diploma, ou seja, a validade é a mesma do presencial. A vantagem em cursar uma graduação a distância é o investimento menor e poder assistir às aulas sem precisar se preocupar com os horários.

"Todos os professores que estão no EAD são os mesmos dos cursos presenciais. Se eu pudesse dizer uma coisa que é diferente é que, ao invés do aluno estar em sala de aula, ele está em casa. A densidade de conteúdo é a mesma e o tempo de formação também. O que precisa é se disciplinar para estudar em casa", explica.

As aulas e todo o material de ensino ficam disponíveis na plataforma Minha Uno, além do calendário acadêmico com a data dos encontros. O deslocamento até um dos polos é necessário somente no fim de cada módulo, para efetuar a prova final da disciplina e apresentar um trabalho que é um dos diferenciais do ensino a distância da Unochapecó. "Se chama aprendizagem baseada em problema, atividade integradora daquelas disciplinas que o aluno está cursando. Trabalha com diagnóstico, levantamento de hipóteses, investigação e apresentação de relatório, uma espécie de TCC", explica o professor. O método de ensino baseado em problema instiga os estudantes a aplicarem a teoria na prática. Eles devem observar uma situação cotidiana, fazer uma análise e diagnóstico, e, somente depois de elaborado, o projeto é apresentado ao professor e aos colegas, presencialmente.

Para Paulo, o EAD não tem volta, é um produto do mundo moderno. "O ensino a distância é uma nova alternativa, não vem para substituir o presencial. Tem muita gente que não tinha mais a possibilidade de estudar e encontrou no EAD uma boa solução para retornar aos estudos", finaliza.

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó

COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Ensino superior a distancia
Ead

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus