Outlet Fashion incentiva o consumo sustentável na Universidade

Texto: Paula Taffarel Benetti*

Todo mundo deve ter em casa uma peça de roupa que não usa mais, está pequena ou simplesmente pretende passar adiante. Uma forma de desapegar com carinho são os outlets (ou brechós), uma ideia que surgiu nos Estados Unidos, ainda nos anos 1930. Como forma de popularizar esse movimento dentro da Universidade, o curso de Design de Moda da Unochapecó realiza nesta semana mais uma edição do Outlet Fashion. A iniciativa conta com diversas peças de roupas e acessórios ao estilo 'bom, bonito e barato'. São itens que variam do clássico ao moderno, romântico, para festas e até para crianças, além de bijuterias, calçados e acessórios.

O Outlet acontece até quinta-feira (08/06), das 14h às 22h, em frente à Usina da Moda, com novidades todos os dias e para todos os gostos. A ação envolve as turmas e professores do curso e tem um propósito diferente a cada ano. Desta vez, a atividade é organizada pelas turmas do 5º e 7º períodos e os recursos arrecadados serão destinados às ações de extensão e para o Uno Fashion Day, que ocorre em outubro.

Para as acadêmicas Karla Franzen e Gabriele Fagundes, preparar o evento aproxima as turmas e fortalece os laços entre os colegas. "Todo mundo que pôde colaborar trouxe alguma coisa. Não são roupas descartáveis, mas que você não usa mais e que outras pessoas podem gostar", explica Karla. De acordo com o coordenador do curso, professor Fabio Vieira, o outlet se tornou importante devido às ações relacionadas à sustentabilidade, reciclagem e reutilização. "É preciso primeiramente existir uma mudança de pensamento, para depois adequarmos o nosso comportamento em relação ao consumo consciente", acrescenta Fábio.

Dentro da programação, também acontece uma oficina sobre Projeto de Coleção, com a designer de moda Letícia Cunico. O encontro acontece às 15h, no Ateliê de Moda, localizado no bloco M.

*Estagiária da Acin Jornalismo, sob a supervisão de Ilka Goldschmidt.
Outlet solidário
Moda sustentável