PackID aprimora sensor de temperatura para transporte da vacina contra Covid-19

Texto Gabriel Kreutz*

Perto de completar um ano do início da pandemia de Covid-19, tivemos muitos exemplos de como vários profissionais se reinventaram ou buscaram, de alguma forma, auxiliar para que esse período difícil passe o mais rápido possível. Na Universidade é possível encontrar algumas provas disso. Na Incubadora Tecnológica da Unochapecó (Inctech), a empresa incubada PackID, que trabalha com monitoramento de temperatura e umidade em tempo real para produtos perecíveis, que atua desde 2016, está em etapa de validação de um sensor de temperatura que alcance até -80ºC. Quando aprovado, ele poderá ser usado para transportar algumas vacinas contra a Covid-19, que necessitam ser conservadas em baixas temperaturas.

Novo sensor em fase de validação

De acordo com a CEO da empresa, Caroline Dallacorte, atualmente a PackID trabalha com uma faixa de operação entre -40ºC e 125ºC, que cobre a maioria dos produtos perecíveis. “Realizamos esse monitoramento porque, se houver qualquer variação nesse parâmetro, principalmente temperatura e umidade, pode afetar a qualidade do produto, a segurança de quem vai estar utilizando ele, e também pode torná-lo ineficaz. Por isso, por meio do nosso sistema, podemos identificar qualquer tipo de variação e alertar nosso cliente quando algo está indo contra o esperado. Assim ele consegue tomar uma ação e não perde o produto”.

A PackID já realiza o monitoramento de vacinas por meio de alguns clientes, e agora, com a efetivação desse teste, Caroline destaca que vão conseguir atender vacinas contra a Covid-19 com temperaturas mais negativas, como por exemplo a vacina da Pfizer, que necessita de monitoramento entre -75ºC e -80ºC. Estar dentro de uma Universidade que tem a ciência em seu DNA, com certeza faz a diferença para que projetos como esse ganhem força, para que, lá na frente, possam beneficiar não somente a nossa comunidade, mas todo o mundo.

“É um trabalho pioneiro que estamos desenvolvendo, especificamente por conta desta demanda. Geralmente, empresas que trabalham no mesmo ramo, atuam em faixas de temperatura parecidas com as nossas. Nosso intuito com esse projeto é de fato conseguir auxiliar na garantia da qualidade e eficácia das vacinas contra a Covid-19, para que possamos o quanto antes passar por essa pandemia e conseguir enfrentar essa situação. Queremos que a PackID tenha contribuição nisso também, esse é o nosso principal pensamento buscando testar essa solução, para que a gente consiga ajudar a salvar vidas”, completa Caroline.

*Jornalista - Diretoria de Marketing e Gestão de Marca Unochapecó

Sensor de temperatura