Painel do curso de Direito aproxima acadêmicos e profissionais

No último sábado (16/06), o curso de Direito da Unochapecó realizou o 1º Painel de Profissões Jurídicas. O evento reuniu vários profissionais da área que compartilharam suas experiências e orientaram os acadêmicos sobre carreira e futuro. A atividade aconteceu no novo Salão de Atos da Unochapecó e contou com a presença do promotor de Justiça, Alessandro Argenta, do delegado regional de Polícia Civil, Wagner Meirelles; do advogado e professor Wilson Gerhard, da procuradora Federal do INSS, Raquel Pereira Vecchio Balsini Rossi; e do juiz do Trabalho e diretor do Foro, Carlos Frederico F. Carneiro.

dwdwA atividade integra as disciplinas de Ética Profissional e Deontologia Jurídica, ministradas pelos professores Silvia Ozelame Rigo Moschetta e Giovanni Olsson e o encontro é aberto a todos os estudantes do curso de Direito. Segundo o professor Giovani, o projeto é desenvolvido há vários anos no e reflete o compromisso de todo o corpo docente na integração dos estudantes com os profissionais. "Reforça a sua integração na sociedade regional pelo seu compromisso comunitário e qualifica a sua futura inserção no mercado de trabalho", avalia o professor.

fsdf

Entre os temas abordados no painel, estavam as escolhas profissionais e a preparação para os concursos, além das peculiaridades de cada uma das das trajetórias profissionais dentro das respectivas carreiras. De acordo com o professor Giovanni, entre as principais qualidades do bom profissional, foram relatadas a capacidade de integração na comunidade, ao residir, conhecer e interagir com a sociedade; o senso de propósito profissional como uma missão a ser cumprida em proveito do interesse coletivo; o destemor com suas decisões e condutas profissionais; e, em especial, a humildade ao reconhecer que nunca se pára de aprender e que todos os poderes e deferências das profissões são meramente instrumentos para um fim maior.

"Em todos os casos, a preparação e dedicação antes e durante as profissões foi considerada essencial para a realização e felicidade de cada um como projeto de vida. Além disso, todos destacaram ser essencial o compromisso ético para o exercício das profissões, que começa antes mesmo do ingresso nas carreiras, já nos bancos escolares e nos pequenos exemplos da vida cotidiana, como respeito ao próximo e seriedade nos seus compromissos", acrescenta Giovanni.