Giovani Grizotti encerra atividades de aniversário do curso

O calendário de atividades para celebrar a trajetória dos 18 anos do curso de Jornalismo da Unochapecó encerra com a palestra do jornalista e repórter investigativo da TV Globo/RBS TV, Giovani Grizotti. O evento com a temática “Os desafios da apuração jornalística” busca reunir estudantes, professores, egressos, profissionais da área da comunicação e a comunidade, com o objetivo de aprofundar o entendimento relacionado à área investigativa. A palestra é gratuita e ocorre às 19h, no dia 7 de novembro, no salão de atos da Universidade.

O jornalista Giovani Grizotti é conhecido nacionalmente devido às produções realizadas de maneira investigativa e por ser responsável em desvendar escândalos como a “Máfia das Próteses”, a “Máfia dos Concursos” e a armação de esquemas das prefeituras para furar a fila do SUS. Atualmente, suas reportagens podem ser acompanhadas através do blog “Repórter Farroupilha” e algumas ainda são exibidas pelo programa Fantástico, da TV Globo. Em seu currículo, Grizotti acumula mais de 45 prêmios na área do jornalismo investigativo.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Vagner Dalbosco, abordar o tema investigação vai ao encontro de uma das discussões contemporâneas do Jornalismo, que é a apuração da informação. “Mesmo com as transformações de mercado e da profissão ocorridas especialmente em função da internet, a apuração segue sendo uma das essências da prática jornalística. Se por um lado a rede mundial de computadores abriu um leque de possibilidades e agiliza o acesso a informações antes não disponíveis, ao mesmo tempo a produção e circulação excessiva de dados na rede também demanda maior cuidado e desafia a própria apuração jornalística. Discutir este contexto com quem vivencia diariamente a reportagem investigativa é o objetivo da palestra comemorativa”.

O curso

O Curso de Jornalismo da Unochapecó foi implantado em 16 de fevereiro de 1998. A primeira turma colou grau em 14 de setembro de 2002. Ao longo desses 18 anos, mais de 250 alunos foram diplomados e mais de 30 professores integraram a equipe pedagógica. Com duração de quatro anos e o total de 3 mil horas/aula, o curso possui em sua estrutura laboratórios de televisão, rádio e fotografia em revelação preto e branco, estúdio de fotografia, laboratórios de criação visual e Agência de Comunicação Integrada (Acin).

O curso busca se inserir na comunidade através dos projetos de extensão e pesquisa e com seus produtos midiáticos realizados nas disciplinas de redação, jornalismo online, telejornalismo e radiojornalismo. Além disso, realiza iniciativas para a atualização na área, como seminários, palestras e viagens de estudos, e incentiva a participação dos acadêmicos em eventos de comunicação em nível regional e nacional.

Colaboração Acin Jornalismo.

transformação