Alberto Consolaro abre o Simpósio de Odontologia da Unochapecó

Profissão

Texto Gabriel Kreutz*

A Universidade é o espaço propício para aprender, criar e fazer novas descobertas. Por ser o local que forma os novos profissionais, as novidades de cada área fazem parte do ensino dos acadêmicos. São as novas descobertas sobre a profissão que o primeiro Simpósio Sul-Brasileiro de Odontologia da Unochapecó apresenta em sua programação. O evento, que segue até sexta-feira (26/10), iniciou hoje (23/10) com a palestra do professor da Universidade de São Paulo (USP), Alberto Consolaro.

A palestra dele trouxe um tema que é novidade na área da Odontologia, a decoronação do dente, seguida de implante dentário. "É uma técnica nova para alguns casos de dentes que sofreram traumatismo e tem reabsorção após um tempo, fazendo com que o osso ocupe o espaço. Antigamente se tiravam estes dentes com cirurgias. Hoje podemos somente cortar a coroa do dente e colocar o implante direto, sem que ocorra a necessidade de uma grande cirurgia. O resultado disso é imediato e muito bom", explica.

O professor destaca que, por ser uma técnica recente, ainda pode surpreender alguns profissionais, mas a Universidade é o espaço adequado para debater sobre esta técnica. "Isso é o que tem de vanguarda na Odontologia, pois vai simplificar muitos casos que clinicamente eram ruins e exigiam muitas sessões e cirurgias, o procedimento era mais complicado. E a Universidade é a ponta da lança desta vanguarda, é nela que tem que estar a novidade e acontecer as mudanças, para serem desenvolvidas novas ideias", conclui

Foto O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da Unochapecó, professor Marcio da Paixão Rodrigues, conta que o propósito com este Simpósio era fazer um evento que fosse além das fronteiras da Universidade. "Este é o primeiro evento e temos certeza que, a partir de agora, as portas vão se abrir para coisas maiores. Isso se encaixa muito bem com a grande conquista da Uno, que foi a nota 5 no MEC. Estamos entre os 5% das Instituições de Ensino do Brasil com este conceito. E o curso de Odontologia também está neste ritmo, revolucionando a história da região", assinala.

Programação

Nesta quarta-feira (24/10), haverão três palestras. A primeira, 'Fissuras lábio-palatina: protocolo de tratamento', inicia pela manhã e tem como palestrante Henrique Telles Ramos de Oliveira. A segunda acontece à tarde, com o palestrante Fernando Neves Hugo e a temática 'Política Nacional de Saúde Bucal: Brasil Sorridente – Avanços e Perspectivas em tempos de crise'. Para encerrar a programação do dia, acontece a palestra 'Cirurgia ortognática nas reabsorções alveolares severas da maxila', com José Luiz Pretto.

Na manhã do dia 25, é a vez da palestra 'Perspectiva crítica sobre reabilitação adesiva contemporânea', com Carlos de Carvalho. À tarde, o público poderá prestigiar a palestra de Júlia Spessato Zanco, 'Construindo sorrisos através da saúde pública'. Por fim, Luiz Fernando Pegoraro aborda a temática 'Planejamento em reabilitação oral'.

O último dia de evento conta com a participação de Ricardo Takiy Sekiguchi, com a palestra 'Manipulação de tecidos moles ao redor de dentes e implantes'. A segunda temática do dia é 'Digital Smile Design', com Karlla Sales. A palestra de encerramento é 'MTA e Biocerâmicos', com o profissional Eduardo Antunes Bortoluzzi.

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
Simposio