Papai Noel da Uno realiza o desejo de 600 crianças da Escola Cyro Sosnosky

Comunidade

Texto Ana Paula Dornelles*

"Eu ganhei material escolar que era meu sonho!". Com os olhos cheios de brilho e sorriso de orelha a orelha, Rafaella Marceline não esconde a alegria de ter seu pedido de Natal atendido. A menina de 10 anos é aluna da 4ª série da Escola Cyro Sosnosky, da grande Efapi, e na última sexta-feira (07/12) foi uma das cerca de 600 crianças a receberem a visita do Papai Noel da Unochapecó. A ação realizada pelo Setor de Bolsas de Estudo, Benefícios e Créditos Estudantis da Universidade teve como objetivo receber as cartinhas dos alunos de 1ª a 5ª série da Escola e, por meio de adoções, presentear cada uma delas com os presentes desejados. Além disso, a atividade também serviu como forma dos estudantes beneficiados com bolsas do Artigo 170 conseguirem cumprir com a contrapartida necessária para renovação do benefício.

ergerre

Após a arrecadação de todos os presentes o setor se encheu de caixas e embalagens das mais diversas cores e tamanhos. A entrega aconteceu nos turnos matutino e vespertino. Nos dois momentos, ao chegar na Escola, a euforia não poderia ser diferente. Crianças esperavam ansiosas pelo momento de abraçar o Papai Noel e receber dos braços do velinho seus presentes de Natal. Sentadas uma do lado da outra, cada criança aguardava com olhos e ouvidos atentos o momento que seus nomes fossem pronunciados. Sara Eloiza Ferreira, de 10 anos, era uma das crianças que não escondia a ansiedade. "Eu vou chegar dando um abraço e um beijo no Papai Noel, claro".

Além das crianças, as professoras da Escola também participaram da ação, auxiliando a equipe da Uno. Para a professora Luziane Ramos de Azevedo, esse projeto marca a história da escola e da comunidade, assim como da vida das crianças presenteadas. "Os olhinhos deles brilhavam, eles não aguentam de ansiedade. Para os alunos é muito importante essa ação e, para nós, ver esse momento é de arrepiar", comenta.

Gratidão

Com toucas vermelhas, câmeras em mãos e sorriso no rosto, a equipe da Unochapecó sentiu-se realizada em poder tornar o Natal de cerca de 600 crianças ainda mais feliz. Para quem recebe um presente, o sentimento de alegria é enorme, mas para quem presenteia com certeza a sensação é ainda maior. Para a assistente social da Unochapecó, Tatiane Chagas, durante a entrega foi possível ver no olhar de cada criança a expectativa em receber o pedido feito ao Papai Noel. "Era nítido no rosto sorridente e apreensivo de cada um a gratidão por estar vivendo aquele momento. Gratidão que também quem se envolveu demonstrou, pois participar de uma ação assim reforça dentro de nós o verdadeiro espírito de Natal. thnrytA solidariedade contagiou a todos e a alegria de quem doou se equiparava a de quem recebeu. Agradecemos de coração a todos que se envolveram de uma forma ou outra neste processo e possibilitaram que todas as cartinhas escritas fossem atendidas", ressalta.

A acadêmica do 10º período do curso de Engenharia Elétrica, Anir Angélica Freitas da Cruz, também participou da entrega dos presentes e ver a alegria das crianças ao recebê-los foi algo gratificante. "Saber que você está fazendo a diferença na vida de alguém traz um sentimento enorme de felicidade", afirma.

Além dos presentes solicitados nas cartinhas, foi entregue também um kit de doces para crianças das turmas do pré. Assim, na última sexta-feira, o Natal foi comemorado com antecedência na Escola Cyro Sosnosky, onde, cada uma das crianças pode dizer com toda certeza que sim, Papai Noel existe.

*Estagiária, sob supervisão de Jessica De Marco
Natal