Minha Uno
Menu Busca

Parceria entre Meu Plano e Proteste traz mais facilidade ao consumidor

Inovação

Texto Jessica De Marco*


Qual o melhor plano de telefonia móvel? A resposta ficou mais fácil depois da criação do Meu Plano, empresa incubada na Inctech Unochapecó desde 2016. O aplicativo analisa o uso de dados dos smartphones dos usuários e indica qual plano possui o melhor preço de acordo com as principais necessidades de cada pessoa. O projeto, desenvolvido pelo empreendedor Rudinei Carlos Gerhart, conta agora com a importante parceria da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Uma união que vai facilitar ainda mais o consumidor no quesito economia de tempo e dinheiro.

A Proteste é uma entidade que atua desde 2001 na defesa e no fortalecimento dos direitos dos consumidores brasileiros. "É a maior associação da América Latina de defesa do consumidor. É uma iniciativa privada, de uma organização não governamental, que conta com laboratórios aparados e profissionais que fazem testes dos mais variados produtos", explica Rudinei.

Em uma dessas avaliações, a Proteste testou o aplicativo Meu Plano, a fim de verificar como ele se comporta nas avaliações das operadoras. "Eles acharam a iniciativa muito interessante, pois tem uma afinidade com o propósito deles. Por isso, nos chamaram para uma reunião e propuseram que nossa solução fosse integrada ao portal deles. Eles entendem que estamos iniciando e que poderiam potencializar o negócio para o grande público".

O advogado sênior da Proteste, Renato de Araujo Cid Santa Rita, explica que a Associação descobriu o aplicativo Meu Plano após uma análise de mercado. "A pesquisa apontou que os consumidores têm dificuldade não só de entender o consumo de seu próprio plano mas também comparar os planos hoje existentes. Então buscamos uma solução no mercado e descobrimos o Meu Plano", comenta.  

Com o aplicativo desenvolvido, o consumidor consegue saber exatamente seu real consumo para poder controlar os gastos. "Permite verificar ainda se o plano contratado é necessário e se há algum valor mais barato cobrado por outra operadora. Se o valor do plano estiver caro, o aplicativo consegue apontar os mais baratos de acordo com seu perfil, gerando, assim, uma economia de até 40%", acrescenta Renato.

Outra funcionalidade do aplicativo que chamou a atenção da Proteste é uma ferramenta que faz a análise da fatura e aponta se há cobranças indevidas. "Com essa informação, o consumidor que queira ajuda da Proteste para buscar o ressarcimento dos valores poderá entrar em contato com o telefone indicado no próprio aplicativo. Portanto, trata-se de uma parceria perfeita entre uma empresa de tecnologia que desenvolveu um aplicativo que promete facilitar a vida, e a Proteste que tem por missão ajudar os consumidores a resolverem seus problemas", finaliza.

Para Rudinei, essa é mais uma prova de que o trabalho está no caminho certo. "Toda vez que fechamos uma parceria ou passamos em algum programa de fomento à inovação, pra gente é uma sinalização de que estamos seguindo em um caminho correto e que tem mais pessoas acreditando no projeto junto conosco. Ainda mais quando trata-se de uma empresa que tem o crivo fortíssimo como a Proteste".

 

*Jornalista do Núcleo de Produção de Conteúdo (NPC) - Unochapecó
COMPARTILHE
TAGS
Unochapeco
Proteste
Meu plano
Inovacao
Incubadora tecnologia
Aplicativo meu plano

LEIA TAMBÉM

comments powered by Disqus
Whatsapp Image