Parceria entre Uno e Sebrae oferece palestras sobre educação empreendedora

Texto Christiane Lise*

Inicia na próxima terça-feira (25/05) o Programa Educação Empreendedora, uma parceria entre a Unochapecó, por meio do Parque Científico e Tecnológico, e o Sebrae/SC. A proposta do Programa é incentivar, por meio de palestras e workshops, os estudantes, técnicos-administrativos e professores, a buscarem o autoconhecimento, novas aprendizagens e oportunidades, que vão auxiliar tanto na vida pessoal como no mercado de trabalho.

A trilha escolhida pela Instituição é 'Conhecimento e Soft Skills', que vai trabalhar o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e comportamentais necessárias para todas as carreiras profissionais. Para o professor Rodrigo Barichello, diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, a parceria tem o objetivo de ampliar e fortalecer as ações já realizadas pela Universidade, com a intenção de promover a cultura do empreendedorismo e da inovação para a comunidade interna e externa. “Esta parceria é motivo de muito orgulho para nós da instituição, pois o Sebrae é um parceiro de longa data, uma instituição nacionalmente respeitada e reconhecida pela efetividade na promoção da cultura empreendedora, startups e apoio aos pequenos negócios no País”.

Ao serão 32 atividades presenciais e on-line com foco no empreendedorismo

O Programa é gratuito, tem duração de oito meses e para cada mês será trabalhado um tema diferente. As atividades são independentes, ou seja, o aluno pode se inscrever naquela que tiver mais interesse. Ao todo, são 32 atividades, entre palestras, vídeo-aulas e workshops, todas on-line e com certificação fornecida pelo Sebrae/SC.

Para este mês de maio estão previstas duas atividades. A primeira acontece na próxima terça-feira (25/05), com a Palestra 'Autoconhecimento, pra quê?', das 19h às 20h30, pelo Youtube do Parque Científico e Tecnológico. A inscrição já está aberta pela plataforma Sympla [acesse aqui].

Já na sexta-feira (28/05), acontece o Workshop 'Autoliderança e seus desafios', das 14h às 16h30, pelo Youtube do Parque Científico e Tecnológico. A inscrição já está aberta pela plataforma Sympla [acesse aqui].

De acordo com o gerente de inovação e empreendedorismo do Sebrae/SC, Jefferson Reis Bueno, a intenção é despertar o empreendedorismo, não apenas para formalização de novos negócios, mas de maneira que esse conhecimento faça a diferença na vida das pessoas. "Atuando no próprio negócio ou no intraempreendedorismo (processo que ocorre dentro de uma empresa, independente do porte), o profissional terá capacidade para analisar riscos, definir estratégias de atuação, movimentar temáticas diferenciadas, além de desenvolver ou formar outros empreendedores”, ressalta.

*Jornalista - Unochapecó

Parque cientifico e tecnologico