Minha Uno
Menu Busca

Parcerias do curso de Direito possibilitam experiências desde o primeiro período

Educação

texto: Angélica Albuquerque *

Durante toda a graduação, os acadêmicos da Unochapecó têm contato com o mercado de trabalho que irão ingressar. Desde o início, os alunos conhecem as múltiplas possibilidades de carreiras e se preparam para lidar com as novas experiências. O curso de Direito, que recebe nota máxima do Ministério da Educação (MEC), é prova disso. As atividades realizadas na graduação proporcionam aos estudantes contato com situações reais da área, por meio de seus  laboratórios internos e parcerias do curso com importantes instituições. Práticas como concursos de oratória e júris simulados também são realizadas, para estimular a competência da comunicação. 

Com uma metodologia que trabalha vários aspectos, como linguagem jurídica, oratória e argumentação, o júri simulado é uma prática que ocorre logo no primeiro período do curso, na disciplina de 'ABEx I - Clínica de Experiências Jurídicas: Comunicação e Linguagem'. A atividade trabalha com casos reais, que já foram a julgamento e já tem um veredito, com os mesmos materiais, laudos e perícias que estão na denúncia do Ministério Público - mantendo as identidades em sigilo e estimulando questões de ética profissional. 

Segundo a professora Kassiana Ventura Oliveira, durante todo processo do júri, desde a proposta na sala de aula até o dia da execução, questões de direitos fundamentais são discutidas e levadas para as escolas, promovendo debates sobre a justiça sobre o papel da cidadania. 

“Considero de fundamental importância na formação dos alunos essa metodologia do júri simulado, pois ajuda eles a ter mais desenvoltura, mais desenvolvimento, compreensão do que seja um júri popular, percepção da importância do conselho de sentença. É o único momento que quem julga não é o juiz, o juiz concursado apesar de presidir o ato, não dará o veredicto final, a sentença de condenação ou de absolvição, que será determinado pelo o conselho de sentença, formado por pessoas da comunidade, o juiz apenas fará a dosimetria da pena, que o apenado deverá cumprir em caso ser considerado culpado ou vai determinar sua liberdade caso ele seja considerado absolvido”, explica Kassiana. 

Além do juri simulado, o curso disponibiliza aos estudantes um vasto leque de estágios não-obrigatórios, como o caso do Escritório Sócio-Jurídico, que fica dentro da Universidade. Dependências do Foro, Tribunal de Justiça (Juizado Especial Cível, Mediações), Prefeitura (PROCON), Defensoria, Presídios, Penitenciárias, Delegacias também estão entre as instituições parceiras do curso de Direito. Os estágios possibilitam ao acadêmico ir além da sala de aula, tendo contato também com técnicas não adversariais de solução de conflitos e podendo atuar diretamente nestas situações. 

Além dos não-obrigatórios, a partir do sexto período iniciam os estágios obrigatórios: o primeiro, na área do direito de família; o segundo, na área cível; o terceiro, na área penal; e o quarto, na área trabalhista e previdenciária. É o que explica o Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unochapecó, professor Alessandro Langlois Massaro, que afirma que os estágio obrigatórios do curso de Direito possibilitam aos acadêmicos a ampliação da experiência prática nos diversos campos de atuação jurídica sendo destaque pelo diferencial proporcionado aos acadêmicos através dos convênios, ou parcerias.

“Não tenho a menor dúvida de que os acadêmicos do Direito da Unochapecó, muito em razão dos estágios obrigatórios e da vasta e plural experiência que somente nossos estágios proporcionam, saem muito melhor preparados do que quaisquer outros acadêmicos para o mercado de trabalho na área jurídica, pois desenvolvem diversas habilidades necessárias para uma boa atuação profissional”, conclui Massaro.

Venha cursar Direito!

Estudar Direito na Unochapecó é sinônimo de contar com uma ampla estrutura universitária, com escritórios de prática, professores mestres e doutores com experiência na área, plataforma gratuita para aprender mais de 25 idiomas, oportunidades de intercâmbio e muito mais. Matricule-se em um curso com nota máxima no MEC! Para ingressar, basta se inscrever no site da Uno e optar por enviar o boletim de desempenho do Enem ou o Histórico do Ensino Médio durante o ato de ingresso. Quer saber mais? Fale com o Quero Estudar: (49) 3321 8000.

 

 

* estagiária de Jornalismo sob supervisão da jornalista Leticia Sechini.

COMPARTILHE
TAGS
Práticas jurídicas
Júri simulado
Estágio
Direito

LEIA TAMBÉM

Whatsapp Image